quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Novembro azul!!!

E novembro azul está chegando ao fim...
Você já fez seu exame de próstata ou se for mulher lembrou seu marido de fazer?



Brincadeiras a parte vamos ao sério...
O que é a próstata? A próstata é uma glândula que assemelha-se ao útero e pode trazer problemas com o passar dos anos. é uma glândula que participa na produção do sêmen e ajuda a manter a viabilidade dos espermatozoides.

 Mas, enquanto as mulheres costumam fazer o seu preventivo anualmente, são raros os homens que procuram o urologista para examinar a próstata. Os poucos que o fazem geralmente tomam a iniciativa só para livrar-se das recomendações insistentes da mulher ou da filha preocupada.


 Como é o exame de próstata?  A Próstata está localizada junto à parte inferior da bexiga, próxima ao reto daí ser examinada pelo exame de toque retal. 

Além do toque deve ser realizado o PSA  que  quer dizer “Antigénio Específico da Próstata” (utiliza-se internacionalmente a sigla PSA, do inglês “Prostate Specific Antigen”). Conforme estes resultados pode ser necessário fazer a Ultrassonografia ou biópsias se houver alterações.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Outubro rosa!!!



 “Outubro rosa” é o mês da campanha que envolve várias entidades, dirigida as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou em 1990 em Nova York, depois se estendeu a outros lugares e agora vemos ao nosso redor.
A alta taxa de mortalidade por câncer de mama e vem se elevando a cada ano. É a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.
Muitas vezes é a própria mulher  que descobre os tumores ao palpar suas mamas. Contudo, o que dificulta o tratamento é que neste caso o estágio geralmente já é avançado quando a doença é descoberta pela palpação.
Todas as mulheres deveriam realizar uma mamografia (exame capaz de detectar lesões não palpáveis) anual, a partir dos 50 anos de idade e, mais precocemente (40), em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau). 
Agora eu pergunto: você já fez seu exame de prevenção este ano? Fez? Maravilha, parabéns. O resultado não deu nada? Beleza, o ano que vem repetir. O resultado apresentou alguma lesão suspeita? Vamos lá... Encarar e tocar em frente o tratamento, pois para isso foi feito o exame, para diagnosticar precocemente e assim poder iniciar o tratamento o mais cedo possível.
O que tem isso a ver com o inicio? Se você acreditar que o exame dói, é incomodo e não o fizer? Só será pior. Se você for daquelas que diz: quem procura acha? Você acha que se não fizer o exame vai deixar de ter alguma coisa que teria tendência a ter?
Vejam bem: não fazer os exames não vai eliminar a possibilidade de ter as doenças, nem de facilitar a resolução de qualquer doença, por mais que você tenha medo, ou que acredite que não adianta nada, raciocine, deixe suas emoções de lado e analise com lógica: o que é melhor diagnosticar e tratar um problema logo que ele se instala? Ou esperar que ele tenha crescido e a dificuldade aumentada?
Dificuldade de pensar: vamos estabelecer comparativos que não tem nada a ver, mas que podem ajudar: você está dirigindo seu carro e nota que o freio não está respondendo direito, o que você faz vai ao mecânico e resolve ou espera bater em alguma outra coisa para depois verificar seu carro? Perceberam? Tudo será bem mais complicado depois que o freio falhar... Assim a nossa máquina (nosso corpo) antes que comece a falhar é bom prevenir... Isso vale para as mamas, o coração e tudo o mais...

Assim não espere mais: se você ainda não fez seus exames preventivos aproveite o momento e vá lá!!!!!

domingo, 3 de agosto de 2014

Sexo e depressão, ou depressão e sexualidade - 2ª parte

2ª Parte

Sexo e depressão

Lembrando que comer  feijão todos os dias enjoa, é preciso temperar , fazer uma feijoada de vez em quando ou seja colocar temperos, assim como a comida necessita de temperos diferentes  a relação necessita também: aqueles pequenos chamegos , carinhos, surpresas e passeios ajudam em muito para melhorar a relação sexual e a depressão.O dia a dia, a rotina, podem levar uma relação ao esfriamento

Não podemos esquecer  que pessoas com quadros depressivos que usam antidepressivos podem ter sua sexualidade alterada pela ação dos mesmos. Assim se isso estiver acontecendo converse com seu médico sobre isso.  Lembre-se que ser feliz é uma obrigação, mesmo que tenha momentos de tristeza, lembre-se que eles são passageiros, que problemas todos tem, que devemos procurar as soluções dos problemas se houverem, do contrário, se não houver solução é melhor não esquentar.


Lembre-se que trabalhos tem demonstrado que relações casuais ( sem intimidade) tendem a gerar depressão e ansiedade. Ao conhecer melhor o outro você terá maior tranqüilidade em buscar o prazer ou o diálogo para resolver os problemas existentes. O amor (isso mesmo aquele amor que você pensava estar ultrapassado) pode ajudar nesta cumplicidade e na solução de problemas, e a encontrar os temperos certos para esta relação.

domingo, 13 de julho de 2014

Terminou a copa, mas a vida continua... xô depressão e viva a vida!!!!

Voltando a Rotina!!!! Vamos mandar embora a depressão!!!!
Terminou a copa, Brasil ficou em quarto lugar, ou seja ficou muito melhor no futebol do que a posição que ocupa em relação a educação , saúde e qualidade de vida poderemos então comemorar quando estivermos em quarto lugar nestas questões. Poderemos comemorar quando pudermos andar com segurança na rua, quando pudermos olhar para nossos políticos e não pensar em corrupção e por aí vai... mas se eu continuar falando nos pontos negativos de nossa terra vou acabar fugindo do tema que pensei em abordar ...

Sexo e depressão!

Podemos pensar em depressão como conseqüência ou causa de disfunção do prazer sexual e podemos pensar em prazer sexual como ajuda na melhora do quadro depressivo!!!! Não temos como objetivo falar sobre depressão e sim sobre sua relação com a sexualidade.
Muitas vezes a alteração da sexualidade pode ser um sinal de alerta e um primeiro sintoma de depressão. Quando a libido (diminuição do desejo) está alterada as fases da relação sexual se alteram ficando a excitação prejudicada e podendo acontecer dor na relação sexual por falta de lubrificação. Mas o problema também pode ser que se a vida sexual não está satisfatória  a pessoa pode começar a se preocupar piorando o quadro e aparecer a depressão como conseqüência.
A depressão altera seus sentimentos, deixa de gostar do que mais gosta, a auto-estima fica prejudicada a ponto de se achar uma pessoa feia e incapaz de fazer as coisas do seu dia-a-dia. Assim acaba se desmotivando a encontrar ou alimentar um bom relacionamento e com isto deixa de investir no amor e na sexualidade.
Lembremos que uma pessoa com depressão pode perder o interesse por quase tudo, por quase todo o tempo. ... assim esqueçamos o futebol e toquemos em frente ...

( o tema continua ...)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Prótese de Silicone em mama???? Herói ou vilão????

Algumas pacientes levantaram  questões sobre a prótese de silicone:
        ·        Aumenta a incidência de Câncer de mama ?
        ·        Dificulta o diagnóstico?
imagem do site : http://www.radioinmama.com.br/posicionamentomama.html 


Então vamos lá: não há evidência científica de que exista associação causal entre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento subseqüente de câncer de mama. Podemos dizer que o risco de câncer de mama não aumenta com os implantes em caso de ruptura.

Quanto a dificuldade de diagnóstico podemos dizer que pode interferir no exame de palpação dependendo do volume e da localização do implante que deve ser colocado ou submuscular ou atrás da glândula, pois assim não impede a palpação.

O rastreamento deve ser feito por mamografia e ultrassonografia, independente da mulher possuir  implantes ou não, a partir dos 40 anos na população em geral, tendo uma mamografia de base aos 35 e se houverem mais casos familiares,  essa idade pode ser antecipada. Em casos de muita densidade que houver dúvida pode ser lançada mão da Ressonância magnética. No caso de implantes os radiologistas utilizam uma manobra que traciona  a mama para expor apenas o tecido mamário ao raio X
Assim embora maio do ano passado tenha havido uma polêmica sobre o fato em uma publicação do jornal BMJ (British Medical Journal) considerando que as próteses dificultam o rastreamento, isso não ficou comprovado cientificamente.

Considerando que o Câncer de mama é o segundo mais freqüente no mundo devemos lembrar sempre que independente de ter implante ou não deve fazer parte da rotina de todas mulheres o rastreamento anual seja com a mamografia ou com esta associada a ultrassonografia. Então não esqueça de fazer sua revisão ginecológica anual!!!!!


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Você já fez seu exame anual?

Lembre-se sempre que prevenir é o melhor remédio, muitas vezes um simples exame de sangue pode lhe indicar a necessidade de melhorar sua qualidade de vida, seja pela alimentação, seja pelas atividades físicas. Muitas doenças são detectadas com um simples exame de sangue assim procure seu médico para fazê-los anualmente.
Os exames anuais variam de acordo com a faixa etária e com o histórico de cada paciente. Assim temos :
      ·        Glicemia, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada para avaliar diabete,
·        Perfil lipídico (colesterol e frações e triglicerídeos),
·        Hemograma completo,
·        Urina,  creatinina e uréia para avaliar a doenças renais,
·        Gama GT, Transaminases (GOT e GPT) que avaliam as doenças do fígado,
·        Acido úrico,  
·        Proteína C Reativa (PCR)- detecta infecções e serve para pesquisar Artrite reumatóide, Lupus
·        Citopatológico (Papanicolau)
·        Ultrassom abdominal total
·        Ultrassom trans vaginal ou de vias urinárias e prostata
·        Raio X de tórax
·        Mamografia e Ultrassonografia de mama
·        Densitometria óssea
·        TSH
·        Colonoscopia (principalmente quando houverem casos na família de Ca de intestino)
·        Sangue oculto nas fezes
Não podemos esquecer que as DSTs estão aí, bastante frequentes
      ·        HIV
·        VDRL
·        Hepatite B
·        Hepatite C lembrando que existem muitos casos totalmente silenciosos.
Podemos também acrescentar os marcadores tumorais, entre os mais importantes temos :
      ·        CA 125 para as mulheres 
·        PSA (antígeno prostático específico) para os homens
È claro que os exames vão depender de alguns fatores a serem determinados pela história clínica, a começar pelo sexo, idade, condições físicas, sintomas,  história familiar etc..

Assim procure seu médico para fazer sua rotina

domingo, 1 de junho de 2014

Hoje 1º de junho dia da imprensa e ...

                Hoje 1º de junho é dia da imprensa,  mas é também, em muitos países, comemorado o dia Mundial da Criança, desde 1950 foi proposto o dia 1º de junho para o ser (embora no Brasil seja o dia 12 de outubro) aproveitemos então a data para refletir sobre os direitos das crianças que continuam passando fome e dificuldades de todo os tipo.

           É responsabilidade dos adultos e fundamentalmente dos pais, que busquem respeitar e satisfazer as necessidades básicas das crianças. 
          Quando falamos em Planejamento familiar pensamos que planejar implica em querer e evitar quando não desejado. Deve ser pensado: quantos filhos quero? quando quero ter filhos? com que intervalo quero? e fundamentalmente posso criá-los? tenho condições financeiras e maturidade para tal? se todo mundo pensasse antes de fazer os filhos, não teríamos crianças passando fome e sofrendo violências domésticas. Teríamos crianças recebendo mais amor e carinho de suas famílias e em consequências jovens mais resolvidos e o ciclo vicioso seria menos violento. 
          Só adultos mais responsáveis resolverão esta situação no futuro, esqueçamos um pouco de nossas satisfações, pensemos um pouco no outro, principalmente quando o outro é nosso filho!!! ou uma criança!!!!  e quando falo em satisfazer as necessidades não estou falando nesta sociedade de consumo que cada vez mais clama aos gastos desnecessários, estou falando no amor, na criatividade daquele brinquedo com uma bola de meia enfim na atenção que todo adulto pode dar a criança que está perto de você .  
                            Pensem nisso!!!!!

sábado, 31 de maio de 2014

Dia mundial Anti-tabaco

Hoje é o DIA MUNDIAL ANTI TABACO apesar de ter havido uma diminuição no número de fumantes adultos, observa-se novas estratégias da indústria do cigarro para atrair o público jovem (cores, cheiros e sabores diferentes), que além de disseminar entre os pares tem um grande potencial de consumo. Estas modificações só disfarçam os efeitos, mas agravam os efeitos colaterais. Quem fuma tem a pele opaca, mais flácida e com rugas mais profundas, principalmente ao redor dos olhos e dos lábios. Causa problemas circulatórios, aumenta a incidência de vários tipos de câncer e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a segunda causa de morte mais freqüente.

Tabagismo e a mulher.
  A mulher historicamente começou a fumar depois que o homem e no século XX teve um aumento considerável de mulheres fumantes.
O uso do tabaco potencializa os riscos, por exemplo, das associações entre doenças cardiocerebrovasculares e a contracepção hormonal e, nas patologias tradicionais, as relacionadas à gravidez e ao parto.
As principais causas de morte na população feminina hoje são:
1º) as cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico);
2º) as neoplasias – mama, pulmão e colo de útero;
3º) as doenças respiratórias.
As três causas podem estar relacionadas ao tabagismo, sendo que o câncer de pulmão já ultrapassou o de mama em vários países.
No site do Instituto Nacional de Câncer encontramos:

Dados sobre o impacto do tabagismo para a saúde da mulher fumanteImpacto do tabagismo na saúde da mulher
1. O risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite em mulheres jovens que usam anticoncepcionais orais e fumam chega a ser 10 vezes maior que o das que não fumam e usam este método de controle da natalidade.

2. Mulheres fumantes de dois ou mais maços de cigarros por dia têm 20 vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão do que mulheres que não fumam.
3. As mulheres têm risco maior de ter câncer de pulmão com exposições menores do que os homens. Adenocarcinomas ocorrem mais em mulheres fumantes do que em homens, e estão associados ao modo diferenciado de fumar (inalação profunda) e ou produtos voltados para a mulher.

4. Calcula-se que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos.

5. Mulheres fumantes que não usam métodos contraceptivos hormonais reduzem a taxa de fertilidade de 75% para 57%, devido ao efeito causado pelas taxas de concentração de nicotina no ovário.

6. As fumantes que fazem uso de contraceptivos orais apresentam risco para doenças do sistema circulatório, aumentando em 39% as chances de desenvolver doenças coronarianas e 22 % a de acidentes vasculares cerebrais.

7. Fumar durante a gravidez traz sérios riscos. Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento) ocorrem mais frequentemente quando a grávida é fumante. Tais problemas se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno.

8. Entre as mulheres que convivem com fumantes, principalmente seus maridos, há um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão em relação àquelas cujos maridos não fumam.

9. Uma vez abandonado o cigarro, o risco de doença cardíaca começa a decair. Após 1 ano, o risco reduz à metade, e após 10 anos atinge o mesmo nível daqueles que nunca fumaram.

Assim vamos repensar e tomar atitudes para mudar esta realidade...  PENSEM NISSO !!!!

http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=jovem&link=namira.htm

terça-feira, 27 de maio de 2014

Semana Internacional da Tireoide: vamos falar um pouco sobre esta glândula.


Estamos na Semana internacional da Tireóide então vamos falar um pouco sobre ela, A semana vai de 25 de maio a 31 de maio deste ano. E devemos estar atentos a doença da tireóide por várias razões: Câncer, autoimunidade , infertilidade, ansiedade e depressão e deficiência de iodo são algumas delas.
Irritação, nervosismo cansaço, ondas de calor, palpitações, sudorese e alterações de peso são alguns dos sintomas que podem sugerir além da menopausa alterações de Tireóide.

Mas o que é a Tireóide? É uma glândula localizada no pescoço em sua face anterior, pesa aproximadamente 15 a 25 gramas e tem um formato de borboleta. Tem funções importantes em vários órgãos, além de interferir no crescimento e desenvolvimento de crianças, mas do ponto de vista ginecológico ela é importante pois regula os ciclos menstruais, a fertilidade e o peso(sua disfunção pode ser causa de amenorréia e outros problemas ginecológicos). Também é importante na memória, concentração, humor e no controle emocional.è responsável pela produção dos hormônios T3 (Triiodotironina) e T4(Tiroxina) e suas alterações podem ser para mais – hipertireoidismo ou para menos hipotireoidismo. O Iodo é o principal componente na produção dos hormônios da Tireóide por isso que sua deficiência pode acarretar problemas em todas as idades, inclusive no desenvolvimento fetal.

Quando a produção hormonal é diminuída  temos o Hipotireoidismo em que podemos perceber uma desaceleração dos batimentos cardíacos, constipação intestinal,alteração da memória, dores articulares e musculares, ganho de peso, sonolência, cansaço em demasia, depressão e até mesmo alteração nos níveis de colesterol. Pode causar alteração no crescimento quando ainda estiver nesta fase.

Quando a produção estiver aumentada temos o Hipertireoidismo. Neste caso então ocorre tudo ao contrário do acima referido. Tudo se acelera: o coração dispara(Taquicardia) o intestino solta e a agitação toma conta da pessoa , que fala demais, é efusiva gesticulando muito e aparece a insônia.

Quando está aumentada de volume é o que chamamos de Bócio. E pode ser diagnosticado pelo exame físico, que também vai servir para  detectar os Nódulos na tireóide, muitas vezes assintomáticos e bastante freqüentes, mas isso não significa que sejam malignos apenas 5% o são.

Em todos os casos e alterações o médico responsável pelo acompanhamento é o Endocrinologista, assim se você perceber alguma destas alterações procure um....

sexta-feira, 2 de maio de 2014

hoje vi uma imagem na internet que me fez lembrar de alguns posts

Para refletir  


http://carmenveragineco.blogspot.com.br/2011/02/puberdade.html

http://carmenveragineco.blogspot.com.br/2011/06/ciclo-menstrual.html

http://carmenveragineco.blogspot.com.br/2011/03/definicao-de-adolescencia.html

http://carmenveragineco.blogspot.com.br/2013/05/sexo-na-puberdade.html

domingo, 13 de abril de 2014

Amor seria a chave para este mundo cruel???

Hoje tornei a assistir o filme Gandhi e depois fiquei pensando neste idealista, filósofo, pois posso chamá-lo assim diante de tantos pensamentos lindos. Fiquei pensando como seria se ele vivesse nos dias de hoje  onde se vê violência por todos os lados e um desamor por isso resolvi colocar aqui algumas frases de Gandhi para refletirmos...

A felicidade é quando o que você PENSA, o que você DIZ e o que você FAZ estão em harmonia.” Gandhi

“Amor e verdade são as forças abstratas mais poderosas desse mundo.” Gandhi

“A experiência cotidiana me diz que cada problema começa a se resolver quando decidirmos fazer do amor a lei da nossa vida.” Gandhi

"A Nossa recompensa está no esforço, não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa." Gandhi

Continuemos pensando e refletindo...  ... e se possível agindo dando mais amor aos nossos semelhantes

domingo, 6 de abril de 2014

Indicações de Cesárea

Indicação de cesárea

Considerando o assunto na mídia sobre querer ou não Parto Normal ou Cesárea, achei pertinente escrever sobre o caso em questão.
Sem dúvida, a escolha do parto normal geralmente é o mais indicado, mas existem situações em que a indicação da Cesárea  é formal e de bom senso, pois poderia, o não realizá-la, colocar em risco mãe ou filho.
Podemos dividir as indicações como sendo de causa da gestação em si ou em causas maternas.
Algumas indicações de cesariana:
1) Prolapso de cordão –
2) Descolamento prematuro da placenta com feto vivo
3) Placenta prévia parcial ou total (total ou centro-parcial);
4) Apresentação córmica (situação transversa)  
5) Apresentação pélvica
6) Sofrimento fetal agudo
7) Macrossomia (feto maior de 4500g)
8) Ruptura de vasa praevia;
9) Herpes genital com lesão ativa no momento em que se inicia o trabalho de parto.
10) Hiv/aids (cesariana eletiva indicada se HIV + com contagem de CD4 baixa ou desconhecida e/ou carga viral acima de 1.000 cópias ou desconhecida); em franco trabalho de parto e na presença de ruptura de membranas, individualizar casos.
11) Duas ou mais cesáreas anteriores (o risco potencial de uma ruptura uterina).

Situações em que a decisão ocorrerá no transcorrer do trabalho de parto acompanhado do partograma:
1) Desproporção cefalopélvica
2) Parada de progressão que não resolve com as medidas habituais (correção da hipoatividade uterina, amniotomia), ultrapassando a linha de ação do partograma.


Assim espero que todos tomem as melhores decisões para o bebê e para  a mãe ...


quarta-feira, 26 de março de 2014

Distúrbios do sono

Devido a grande repercussão do post anterior resolvemos estender mais um pouco o assunto...
Entre os comentários que me fizeram diretamente estão dúvidas em relação a sonolência excessiva, estar durante o dia caindo de sono, pode significar que você está dormindo menos do que necessita ou seu sono não está sendo reparador e isso pode acontecer por várias causas como por exemplo a apnéia do sono,
A apnéia é a diminuição ou interrupção da respiração por segundos, as vezes é tão rápida que passa desapercebida, mas pode ser causa de vários despertares no decorrer da noite atingindo mais aos homens acima do peso e às mulheres após a menopausa, o que não quer dizer que não atinja outros, pois crianças, com problemas de amígdalas e/ou adenóides e respiratórios, podem apresentar. Pode então ser provocada por alterações anatômicas e pela alteração dos músculos da faringe. O envelhecimento pode provocar alterações neuromusculares que também podem acarretar a apnéia.  Para perceber é necessário que parentes observem nosso sono e observar se o sono é agitado e quantas vezes despertamos para urinar a noite o que podem acarretar até dificuldade de memória,raciocínio e até mesmo na sexualidade. Procurar um serviço que avalie com monitores, o que atualmente encontra-se em vários locais será de grande valia.
Como no caso da insônia, a higiene do sono pode ajudar no tratamento da apnéia, além do emagrecimento e em caso de indicação os aparelhos de pressão positiva ou até mesmo cirurgias.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Insônia um problema que atinge muitos brasileiros

Insônia

A insônia não é uma doença e sim um sintoma, sendo um dos problemas de sono mais comuns na população brasileira. Consiste na dificuldade de iniciar ou manter o sono ou de dormir de maneira não reparadora. A insônia ocasiona muitos sintomas durante o dia: a sonolência, sensação de cansaço, irritação, desânimo, mal-humor e até dor no corpo e alteração na memória são consequências  de uma noite mal-dormida.
Pode ser causada por vários fatores como:
·       a falta de regularidade nos hábitos de dormir,
·       o uso de substâncias que alteram o sono (cafeína, álcool, chá preto, nicotina, estimulantes etc..),
·       atividades que excitam nas horas prévias ao deitar (ex: ler um livro ou ver um filme estimulante e até exercícios físicos acentuados),
·       pensar em problemas em busca de soluções,
·       pensar nas atividades do dia seguinte.
O diagnóstico deve ser feito por exames e principalmente por uma boa anamnese (história da doença feita pelo médico) para tanto já existem clinicas e laboratórios do sono que avaliam e estudam estas alterações alem de outras como : ronco, apnéia do sono etc..
Conselhos que podem ajudar:
·       ter horário para dormir,
·       os exercícios físicos devem ser feitos durante o dia,
·       fazer uma atividade relaxante antes de ir para a cama ou mesmo nesta nos momentos que antecedem,
·       evitar dormir durante o dia,
·       evitar refeições fartas antes de ir para a cama,
·       modificação de pensamento – não se ver como vítima, por não dormir 8 horas, você pode necessitar de menos horas de sono com isso você pode ficar menos ansioso  e assim até dormir melhor, a calma é o melhor remédio,
·       se você tem muitas atividades a fazer no dia seguinte, não hesite em anotá-las em um bloco para não ficar pensando nelas com medo de esquecê-las,
·       um banho quente a meia luz com uma música suave pode ajudá-lo,
·       se os seus pés estiverem frios , não hesite em colocar umas meias,ou usar uma bolsa de água quente nos dias mais frios,
·       se o sono não vem de forma nenhuma , quem sabe seria bom escutar uma música e retornar a cama quando se sentir sonolento?
·       afaste os relógios,
·       e em último caso o uso de medicamentos indicados pelo seu médico.
Você pode lançar mão também de substâncias naturais como infusões de flor de laranjeira, tília ou maracujá que segundo muitos tomados 30 min antes de deitar podem ajudar. Outros tratamentos podem se fazer necessários para isso é necessário buscar ajuda ...

Pesquisando achei um algoritmo exibido no programa “Bem Estar” da Globo que achei que pode ajudar
link do programa:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/veja-dicas-para-combater-insonia-e-melhorar-qualidade-do-seu-sono.html 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Pollyana sinônimo de otimismo????


Quando eu era uma menina li um livro, ou melhor 2 : “Pollyana” e “Pollyana moça” que me nortearam por muitos anos e atualmente tinha caído no esquecimento. Hoje, ao escrever pedindo desculpas aos leitores que por ventura tivessem entrado neste blog parado, lembrei-me da história que por tantas vezes contei às pacientes e que elas diziam que com isso eu as ajudava aí resolvi contar aqui pois assim teria uma dupla finalidade... para vocês e para mim.
A história da menina Pollyana  ( de Eleanor H. Porter) conta que, quando da morte do pai que era missionário, tendo dez anos e já sendo órfã de mãe, foi morar com sua tia Paulina, uma solteirona rica e podemos dizer rabugenta.  Deste momento em diante transformações na pequena cidade começaram a ocorrer, pois a menina era só otimismo.  Daqui em diante vou simplificar o nome e me referir a ela como "Poliana", afinal posso me considerar íntima da personagem depois de tantos anos.  A Poliana nunca  deixou de praticar um jogo ensinado pelo pai: o jogo do contente  e esta é a moral da história — Procurar sempre olhar o lado positivo das coisas  frente às adversidades.  Lembro que tudo começou quando ainda residia com o pai que sendo missionário vivia em algum local distante, não tendo acesso a muitas coisas, por ocasião de um seu aniversário esperando receber uma boneca, ganhou uma muleta e o pai disse para a menina agradecer por não precisar delas. 
E assim começou a usar o “jogo do contente” e ao ir morar no sótão de sua tia começou a usar e ensinar o jogo espalhando otimismo na pequena cidade e melhorando o humor e a vida dos que a cercavam. Devido à filosofia da personagem, até hoje, o nome "Pollyanna" virou sinônimo para alguém otimista.
Para alguns isto parece uma besteira, mas posso garantir que ajuda a superar momentos difíceis, olhando ao próximo podemos valorizar nossa vida e desvalorizar nossos problemas e encontrar forças para ajudar aos que nos cercam.
Lembrando que o livro foi escrito por Eleanor H. Porter em 1913 e que seria muito bom, que literaturas deste tipo, voltassem ao convívio  dos jovens de hoje em substituição a tanto jogos e filmes de violência que andam por aí.

MEU DEUS DO CÉU.....

Hoje fui dar uma olhada no meu blog e percebi que ainda não tinha escrito nada este ano.... MEU DEUS DO CÉU.....  que vergonha!!!!
Devo desculpas a todos que por ventura entraram por aqui!! meu ano está atípico, para quem me conhece sabe que não sou dada a depressões, mas as vezes as coisas apertam e quase caímos lá...

O que posso dizer... vou tentar conversar com vocês, pegar inspirações em algumas situações do dia a dia...
Hoje minha inspiração é .. FAMÍLIA!!!  a importância da família para comemorar os bons momentos e para segurar as situações difíceis. Existem pessoas que mesmo longe são fundamentais para nós e que em determinados momentos gostaríamos de estar perto, dar uns apertos e uns abraços, acalentar e  dizer que as amamos, nem sempre é possível... e o pior é que as vezes estamos ao lado e não demonstramos todo o amor e afeto que temos. 

É gente parece que voltei, mas continuo em falta com vocês e prometo que vou recomeçar a escrever sobre ginecologia pelo menos uma vez por mes....
Abraços a tod@s