quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Outubro rosa!!!



 “Outubro rosa” é o mês da campanha que envolve várias entidades, dirigida as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou em 1990 em Nova York, depois se estendeu a outros lugares e agora vemos ao nosso redor.
A alta taxa de mortalidade por câncer de mama e vem se elevando a cada ano. É a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.
Muitas vezes é a própria mulher  que descobre os tumores ao palpar suas mamas. Contudo, o que dificulta o tratamento é que neste caso o estágio geralmente já é avançado quando a doença é descoberta pela palpação.
Todas as mulheres deveriam realizar uma mamografia (exame capaz de detectar lesões não palpáveis) anual, a partir dos 50 anos de idade e, mais precocemente (40), em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau). 
Agora eu pergunto: você já fez seu exame de prevenção este ano? Fez? Maravilha, parabéns. O resultado não deu nada? Beleza, o ano que vem repetir. O resultado apresentou alguma lesão suspeita? Vamos lá... Encarar e tocar em frente o tratamento, pois para isso foi feito o exame, para diagnosticar precocemente e assim poder iniciar o tratamento o mais cedo possível.
O que tem isso a ver com o inicio? Se você acreditar que o exame dói, é incomodo e não o fizer? Só será pior. Se você for daquelas que diz: quem procura acha? Você acha que se não fizer o exame vai deixar de ter alguma coisa que teria tendência a ter?
Vejam bem: não fazer os exames não vai eliminar a possibilidade de ter as doenças, nem de facilitar a resolução de qualquer doença, por mais que você tenha medo, ou que acredite que não adianta nada, raciocine, deixe suas emoções de lado e analise com lógica: o que é melhor diagnosticar e tratar um problema logo que ele se instala? Ou esperar que ele tenha crescido e a dificuldade aumentada?
Dificuldade de pensar: vamos estabelecer comparativos que não tem nada a ver, mas que podem ajudar: você está dirigindo seu carro e nota que o freio não está respondendo direito, o que você faz vai ao mecânico e resolve ou espera bater em alguma outra coisa para depois verificar seu carro? Perceberam? Tudo será bem mais complicado depois que o freio falhar... Assim a nossa máquina (nosso corpo) antes que comece a falhar é bom prevenir... Isso vale para as mamas, o coração e tudo o mais...

Assim não espere mais: se você ainda não fez seus exames preventivos aproveite o momento e vá lá!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário