Hora de balanço de pensar: o que foi feito? o que deixamos de fazer? o que fizemos errado? hora de recomeçar e procurar acertar e desejar a todos nós muito amor, muitos acertos, muita paz e saúde. Hora de decidir Vamos nos cuidar , vamos adotar costumes saudáveis e realmente seguir nossas decisões...
FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Reflexão
Novembro está chegando ao fim e podemos dizer que o ano está terminando, pois dezembro é um mes atípico, pensamos em festas em presentes e quando vemos acabou. É época de refletir fazer balanço de 2013, o que eu fiz? o que eu deixei de fazer? o que eu espero fazer em 2014? como está minha saúde? eu me cuidei? fiz meu check-up? controlei minha dieta? e aquela decisão que tinha tomado em 2012? onde ficou?????? Enfim época de reflexão, de reavaliar nossos caminhos.
Estava lendo um livro em que dizia que nossos fazeres para tornarem-se rotinas precisam de repetições de 28 dias quando então estes fazeres tornam-se hábitos. Faltam 32 dias para 2014 ou seja dá para criarmos novos hábitos antes da mudança do ano. Quem sabe? quanta coisa dá para fazer em 32 dias? Aquela dieta? aquela economia? ou mesmo aquela compra? aquela arrumação? aquela reforma? enfim... não vamos deixar para 2014 quem sabe começamos ainda neste finalzinho de ano aquelas idéias que ficaram para trás?
Aproveitemos o final para refletir e definir nossas prioridades e começar a criar novos hábitos e deixar para trás aqueles nocivos a nossa vida, a nossa saúde e quiça ao nosso bolso.
Estava lendo um livro em que dizia que nossos fazeres para tornarem-se rotinas precisam de repetições de 28 dias quando então estes fazeres tornam-se hábitos. Faltam 32 dias para 2014 ou seja dá para criarmos novos hábitos antes da mudança do ano. Quem sabe? quanta coisa dá para fazer em 32 dias? Aquela dieta? aquela economia? ou mesmo aquela compra? aquela arrumação? aquela reforma? enfim... não vamos deixar para 2014 quem sabe começamos ainda neste finalzinho de ano aquelas idéias que ficaram para trás?
Aproveitemos o final para refletir e definir nossas prioridades e começar a criar novos hábitos e deixar para trás aqueles nocivos a nossa vida, a nossa saúde e quiça ao nosso bolso.
domingo, 27 de outubro de 2013
Outubro está chegando ao fim, você já fez sua prevenção?
Li um dia: “ver precede as palavras, a criança olha e reconhece antes mesmo de poder falar” A maneira como vemos as coisas é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos e ao explicarmos com palavras, nem sempre elas correspondem ao que vemos. Percebam como é complexo nosso modo de ver, sentir ou expressar....
Porque tudo isso??? Estamos encerrando o mês de outubro que foi o mês da campanha “Outubro rosa”, que é uma campanha que envolve várias entidades, no mês de outubro, dirigida as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou em 1990 em Nova York, depois se estendeu a outros lugares e agora vemos ao nosso redor.
Agora eu pergunto: você já fez seu exame de prevenção este ano? Fez? Maravilha, parabéns. O resultado não deu nada? Beleza, o ano que vem repetir. O resultado apresentou alguma lesão suspeita? Vamos lá... Encarar e tocar em frente o tratamento, pois para isso foi feito o exame, para diagnosticar precocemente e assim poder iniciar o tratamento o mais cedo possível.
O que tem isso a ver com o inicio? Se você acreditar que o exame dói, é incomodo e não o fizer? Só será pior. Se você for daquelas que diz: quem procura acha? Você acha que se não fizer o exame vai deixar de ter alguma coisa que teria tendência a ter?
Vejam bem: não fazer os exames não vai eliminar a possibilidade de ter as doenças, nem de facilitar a resolução de qualquer doença, por mais que você tenha medo, ou que acredite que não adianta nada, raciocine, deixe suas emoções de lado e analise com lógica: o que é melhor diagnosticar e tratar um problema logo que ele se instala? Ou esperar que ele tenha crescido e a dificuldade aumentada?
Dificuldade de pensar: vamos estabelecer comparativos que não tem nada a ver., mas que podem ajudar: você está dirigindo seu carro e nota que o freio não está respondendo direito, o que você faz vai ao mecânico e resolve ou espera bater em alguma outra coisa para depois verificar seu carro? Perceberam? Tudo será bem mais complicado depois que o freio falhar... Assim a nossa máquina (nosso corpo) antes que comece a falhar é bom prevenir... Isso vale para as mamas, o coração e tudo o mais...
Assim não espere mais: se você ainda não fez seus exames preventivos aproveite o momento e vá lá!!!!!
domingo, 8 de setembro de 2013
Filmes, época , diferenças culturais
Seguindo a indicação de uma ex- paciente (grande amiga), que mesmo a distância lembrou de mim, vi um filme " Histeria". Achei muito legal, divertido e imaginando um ginecologista atual comparando com o antigo... HILÁRIO!! sem dúvida o atual seria preso e as pacientes processariam.... Naquela época mulher não tinha vez no prazer, na vida profissional e cultural.
Muito engraçado ver o enfoque da patologia HISTERIA como era vista na época, comparando com o momento atual e como era vista enquanto eu era estudante de medicina. . E o tipo de tratamento sem dúvida se aplicado na atualidade ... valeria no mínimo alguns anos de cadeia.
Com o tempo e com a emancipação feminina a concepção da patologia mudou e foram observados vários ângulos relacionando com a sexualidade e com a ordem social. Atualmente as mulheres podem fazer pleno uso de sua sexualidade, assim como das habilidades intelectuais e culturais atuando de forma livre e independente.
Se observarmos outros ícones seja do Cinema ou da TV como o seriado “Sex and the city” (que depois originou os filmes do mesmo nome) em que se observam quatro amigas bem sucedidas profissionalmente e de aspecto físico bem considerado, que no dia a dia não se encontram do ponto de vista de relacionamento.
Outro aspecto observado atualmente é a cultura do “corpo” que seja perfeito, desejável e fonte de admiração. O que manda é a aparência e não o sentido (o ser)... servindo então como fonte de frustrações ( não consigo nada porque não tenho um corpo belo??? Ou tenho a admiração porque sou bela!!!).
Então as frustrações atuais diferenciam-se das antigas, mas podem também levar a patologias psicológicas, só que agora não mais como privilégio feminino (embora ainda predominem na mulher), mas também nos homens, pois tem que conviver com cobranças inclusive de desempenho profissional, intelectual, físico e sexual. Enfim as insatisfações continuam, só que com um aspecto diferente do descrito no filme objeto deste post “Histeria”.
"Histeria (do francês hystérie e este, do grego ὑστέρα, "matriz"). O termo tem origem no termo médico grego hysterikos, que se referia a uma suposta condição médica peculiar a mulheres, causada por perturbações no útero, hystera em grego. O termo histeria foi utilizado por Hipócrates, que pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebro. Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc. Pessoas histéricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo. Foi intensamente estudada por Charcot e Freud. (Wikipédia)"
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Disfunção sexual uma visão de fisioterapeuta
Disfunções
sexuais
Recebi a visita de duas fisioterapeutas, Camila da Silva Silveira e Tuany Oliveira Silveira que estão
trabalhando com fisioterapia pélvica e
são especializadas nesta área pela
Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica. Então pensei, que seria bom se minhas amigas leitoras deste blog tivessem informação a respeito, assim solicitei que escrevessem algumas informações
para as leitoras de meu Blog.
Você sabia
que grande parte das mulheres sofre de algum problema relacionado com a relação
sexual e que a maioria destas desconhece os tipos de tratamento.
Abaixo
estão listadas algumas destas disfunções:
- Dispareunia (dor durante a relação);
- Diminuição das sensações vaginais;
- Dificuldade em atingir orgasmo.
Existem
várias causas para as disfunções sexuais, dentre elas estão: fraqueza da
musculatura do assoalho pélvico e congestão vaginal (diminuição do fluxo
sanguíneo).
A
fisioterapia exerce um papel importante nos distúrbios sexuais femininos,
principalmente relacionadas à dispareunia (dor na relação sexual) e no
desempenho sexual. Muitas destas desordens interferem na musculatura do
assoalho pélvico.
Além do
mais, os tratamentos para as disfunções sexuais necessitam de uma equipe
interdisciplinar, ou seja, sexólogos, ginecologistas, psiquiatras, psicólogos, urologistas,
endocrinologistas entre outros são imprescindíveis para um bom resultado. O
tratamento na área da fisioterapia consiste basicamente em conscientização
corporal, reeducação da musculatura do assoalho pélvico através de algumas
técnicas como:
- Biofeedback;
- Cones Vaginais;
- Eletroestimulação;
- Conscientização corporal;
- Técnicas comportamentais;
- Treinamento funcional do assoalho pélvico.
Essas
técnicas podem não só resolver suas disfunções sexuais com também melhorar seu
desempenho sexual, pois as técnicas aumentam a vascularização, normalizam o
tônus vascular, melhoram a propriocepção da musculatura do soalho pélvico.
Os
exercícios são indicados principalmente para quem deseja aumentar o desejo sexual,
a excitação e atingir o orgasmo, já que os exercícios fortalecem os músculos
que participam da atividade sexual.
Informe-se
sobre a Fisioterapia Pélvica com seu médico ou com seu fisioterapeuta.
sábado, 27 de julho de 2013
Você pensa que camisinha é novidade???
Não é não.
O ser humano procura por métodos contraceptivos
desde tempos remotos, por exemplo, Hipócrates (460- 377 a.C) dizia que a semente
da cenoura selvagem era capaz de prevenir a gravidez e Aristóteles menciona o
uso da Mentha pulegium em 421 a.C. o uso de plantas parece ter sido difundido
no Mediterrâneo tendo sido mencionado por Políbio no século II a. C quando
sugeriu que as famílias gregas estavam limitando-se a ter um ou dois filhos.
A anticoncepção masculina também era
prática na antiguidade. No século I a.C. Dioscórides afirmava que tomar
extratos da planta Lonicera periclymenum (variedade da madressilva) durante 36
dias poderia causar a esterilidade masculina
Também conhecido como camisinha, o
preservativo é um método de barreira e é um dos métodos mais usado, pois é o
único que, além de ser anticonceptivo, previne as doenças sexualmente
transmissíveis. Claro que não podemos esquecer da camisinha feminina que também
previne, mas seu custo é maior.
Como se sabe a camisinha é antiga e
atribui-se aos gregos o uso de bexigas natatórias de peixes, o uso feminino de
bexiga de animais e na idade média o uso
de linho envoltório na confecção do preservativo, já os chineses usavam papel
de seda.
Contam também que em 1564 o anatomista
italiano Falópio (que estudou o aparelho reprodutor feminino e deu nome as trompas) desenvolveu os preservativos de linho, que
quando mergulhados em uma solução salina criavam uma barreira protetora durante
o ato sexual, quando se aprofundou no estudo da Sífilis.Isto foi comprovado por
ele em uma pesquisa envolvendo 1100 homens que não adquiriram a sifilis.
No século XVII foi criado o Condom cujo nome vem de seu
criador um médico ingles que criou preservativo feito de tripa de animais para
o rei Carlos II da Inglaterra, esse método foi desenvolvido depois por um
artesão com intestino de carneiro e a partir de 1780 foi fabricado emescala
industrial. Sómente em 1870 surgiram os de borracha natural , mas ainda eram incomodos
e em 1930 os americanos inventarm o de latex que em 1960 popularizou-se. Com o
advento dos Anticoncepcionais hormonais caiu o uso dos preservativos, mas com a
AIDS foi reabilitado.
Atualmente é feito de látex ou poliuretano e pode
vir lubrificado ou não. Existem de várias cores, aromas e tamanhos.
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Uso de camisinha e internet
Muitos jovens acham que não
precisam usar camisinha em um relacionamento estável pensando que a fidelidade
está garantida e que não correm risco de infecção. Esquecem que na maioria das
vezes as pessoas infectadas não apresentam sinais da doença e por isso parecem “acima
de qualquer suspeita” e que, portanto podem ser transmissores. Segundo trabalho repassado a Agencia Brasil muitos
não acham que precisam usar a camisinha e se fosse solicitado o uso pelo
parceiro desconfiariam da sua fidelidade. “Os dados
mostram que falta aos jovens brasileiros o conhecimento de algumas informações
básicas, já que um em cada cinco acredita ser possível contrair o HIV
utilizando os mesmos talheres ou copos de outras pessoas e 15% pensam que
enfermidades como malária, dengue, hanseníase ou tuberculose são tipos de DST” .
Assim achei que devia abordar novamente e mais vezes o tema. Foi percebido
também que “os jovens
menos vulneráveis são aqueles que conversam com os pais sobre sexualidade e que
têm maior escolaridade”.
Devido aos altos números, “Atualmente,
entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não
sabem que têm o vírus. A incidência da aids no país, em 2011, chegou a 20,2
casos para cada 100 mil habitantes. No ano passado, foram registrados 38,8 mil
novos casos da doença – a maioria nos grandes centros urbanos”, devemos
incentivar o assunto e como a internet é um meio de grande alcance ... vamos lá
...
Então o próximo post será sobre
este equipamento de grande valia na prevenção de gravidez e DST...
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Pais e filhos: presença ou presentes????
Pais e filhos
Um dia li que “O único amor
incondicional que existe é entre pais e filhos” não lembro onde, mas hoje às
vezes penso que não é assim, muitos pais não tem este amor pelos filhos e
vice-versa. Sempre encontramos pais que não assumem responsabilidades, contudo hoje
os filhos com pais presentes que cuidam e zelam pelos filhos está cada vez
menor. Cada vez mais observamos pais que vivem em busca de um materialismo
esquecendo que as pessoas não se medem pelo que tem e sim pelo que são e ao
serem pessoas consumistas sempre valorizando os bens materiais acabam por serem
exemplos para os filhos e criando-os materialistas. Os pais, às vezes, compram o
amor dos filhos e não enxergam que carinho dos filhos não se compra, ao dar
carinho para seu filho, fazer-se presente e negar alguns bens de consumo pode
se mostrar mais amor e conquistar mais seus corações.
A grande vantagem do ser humano é o
“livre arbítrio” a nossa capacidade de escolher entre uma coisa e outra é que
nos faz livres, e como adquirimos esta qualidade? Através dos limites e
frustrações que a vida nos reserva. Se os pais dão tudo aos filhos como eles
vão aprender a escolher? Assim é muito importante que criemos nossos filhos com
carinho, com limites e ensinado que nem tudo é possível.
Não quero parecer que sou saudosista
e que acho que tudo de antigamente era certo, mas os pais não tinham medo de
agir como pais, mesmo que às vezes cometessem excessos por seu comando e
energia, nem tanto a um nem tanto a outro, nem tão rígidos, nem tão permissivos,
é necessário que desempenhemos nosso papel, pois somos os modelos de nossos
filhos. Mas é sempre mais fácil corrigir um excesso do que superar uma
ausência. Alguém pode mudar um modelo pobre ou insuficiente. Muito mais grave é
não ter modelo.
Pensemos nisso ...
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Só sei que nada sei...
Em
muitas oportunidades nos colocamos como Sócrates: “Só sei que nada sei” o que
sem dúvida já nos coloca em vantagem, pois tem muita gente achando que sabe
tudo e na verdade nada sabe. Saber que não sabemos nada nos leva a buscar o
conhecimento e assim abre as portas para crescermos. A humildade de reconhecer nosso
desconhecimento permite que escutemos as opiniões dos outros e mudemos de idéia
conforme a situação. Neste momento em que o Brasil acorda parto para a
reflexão. Vendo as notícias da TV tenho medo do que
grandes aglomerações podem causar, por outro lado fico contente por ver que um
povo unido pode mostrar a estes políticos que eles não podem tudo. Prometer
mundos e fundos nas campanhas e depois fazer o que bem entendem não dá. Este
movimento sem dúvida serve para que respeitem mais os brasileiros, o povo só
espero que os infiltrados não consigam fazer mais estragos e assim desvalorizar
este movimento justo. A cada dia que passa vou ouvindo, vendo e lendo sobre
estas manifestações e permito-me mudar de opinião se a violência for mais
intensa. Não podemos ultrapassar os limites, pois os nossos direitos terminam
onde começam os direitos dos outros, depredar o patrimônio público e de
particulares não vai levar a nada. Enfim lutemos sim, protestemos mas sem
perder a razão!!!!
sábado, 15 de junho de 2013
Potencialidades
Quem nunca desejou ser um super herói?
Todos sabemos que isso é uma fantasia e muitas vezes ignoramos a realidade- nossas potencialidades.
Nossas potencialidades estão no nosso cérebro , em nossas vidas aguardando o momento de serem desenvolvidas.
É incrível como temos potencialidades que muitas vezes não reconhecemos, não as enxergamos e assim não as desenvolvemos. Mesmo a pessoa mais simples , a mais comum as tem, mesmo que na grande maioria das vezes desconheça-as, outras oportunidades mesmo sem estudo conseguem cultivar e desenvolvem por exemplo a habilidade de falar. Já vi pessoas com seu jeitinho humilde, simples, dar alento ao seu próximo ou em outras oportunidades convencer das situações mais estranhas.
Devemos desenvolver nossa habilidade de : VER , OUVIR E NOS COMUNICAR o e com nosso próximo, se mais gente gastasse um minuto para dar atenção a alguém o estaríamos ajudando e sem dúvida teríamos um mundo melhor.
Ouço falar, cada dia que passa, em mais tragédias, assaltos e crimes o que me entristece muito. Gostaria de ver mais notícias positivas, de solidariedade e de vitórias. Onde estão os reportes quando temos tantas pessoas voluntárias trabalhando em prol dos outros? isso também merece destaque.
Voltando as potencialidades - medite, você tem capacidades incríveis dentro de você, aprenda a ver e usá-las quando necessário. Como sempre ouvi falar nunca é tarde para aprender ... então vá atras e aprenda... desperte o super herói que há em você.
Todos sabemos que isso é uma fantasia e muitas vezes ignoramos a realidade- nossas potencialidades.
Nossas potencialidades estão no nosso cérebro , em nossas vidas aguardando o momento de serem desenvolvidas.
É incrível como temos potencialidades que muitas vezes não reconhecemos, não as enxergamos e assim não as desenvolvemos. Mesmo a pessoa mais simples , a mais comum as tem, mesmo que na grande maioria das vezes desconheça-as, outras oportunidades mesmo sem estudo conseguem cultivar e desenvolvem por exemplo a habilidade de falar. Já vi pessoas com seu jeitinho humilde, simples, dar alento ao seu próximo ou em outras oportunidades convencer das situações mais estranhas.
Devemos desenvolver nossa habilidade de : VER , OUVIR E NOS COMUNICAR o e com nosso próximo, se mais gente gastasse um minuto para dar atenção a alguém o estaríamos ajudando e sem dúvida teríamos um mundo melhor.
Ouço falar, cada dia que passa, em mais tragédias, assaltos e crimes o que me entristece muito. Gostaria de ver mais notícias positivas, de solidariedade e de vitórias. Onde estão os reportes quando temos tantas pessoas voluntárias trabalhando em prol dos outros? isso também merece destaque.
Voltando as potencialidades - medite, você tem capacidades incríveis dentro de você, aprenda a ver e usá-las quando necessário. Como sempre ouvi falar nunca é tarde para aprender ... então vá atras e aprenda... desperte o super herói que há em você.
terça-feira, 11 de junho de 2013
Higiene e cuidados íntimos
A higiene inclui, além dos cabelos, unhas e roupas,
os cuidados com as regiões íntimas, que vão desde a escolha dos sabonetes,
toalhas e roupas intimas. Muitas vezes ao lavar os genitais com atenção pode
ser percebido patologias que em outras circunstâncias não seriam notadas, por
exemplo, odores, secreções ou mesmo lesões. Dê preferência a sabonetes neutros, quanto aos
lencinhos higiênicos evite os perfumados e procure não usá-los com muita frequência.
Ao utilizar papel higiênico procure usar de forma leve e sempre de frente para trás
evitando que as bactérias da região peri-anal entrem em contato com a vagina.
Evite os absorventes diários durante todo o dia, reserve-os para um turno
apenas, pois eles também podem prejudicar e até aumentar as secreções. Quanto
ao período menstrual, a troca dos absorventes deve ser frequente para evitar a
umidade e o calor excessivo, o que pode facilitar as infecções, procure trocar
de 2/2 horas ou de 3/3 horas. Quanto às roupas prefira as de algodão e não muito
justas para que mantenham a área arejada e não agridam a mucosa genital. Evite
calças de lycra (ou elastano) justas quando for passar todo o dia fora de casa.
Outro cuidado a ser tomado é com o ambiente
que te circunda, procure ventilar seu quarto e seu banheiro, evite que suas
toalhas permaneçam em banheiro muito úmido, se não há sol, procure usar toalhas
higiênicas pequenas que podem ser trocadas com mais frequência. Uma
possibilidade a considerar é o secador de cabelo na intensidade fraca, assim
evita a umidade.
Para finalizar não se esqueça de fazer
avaliações de rotina anual com seu ginecologista.
domingo, 9 de junho de 2013
conselhos que recebi por email e achei que poderiam ser úteis
São
eles:
1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo.
As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.
2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.
3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer "sim" a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".
5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila.
Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.
8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.
9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.
11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir.
Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.
12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida.
Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.
IMPORTANTE:
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo.
Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco.
60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam não se levantaram.
Mas a dor no peito pode acordá-lo de um sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!
Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail,o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida !
REPASSE, NÃO DOI NADA!!!!!!!!
1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo.
As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.
2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.
3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer "sim" a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".
5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila.
Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.
8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.
9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.
11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir.
Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.
12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida.
Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.
IMPORTANTE:
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo.
Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco.
60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam não se levantaram.
Mas a dor no peito pode acordá-lo de um sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!
Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail,o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida !
REPASSE, NÃO DOI NADA!!!!!!!!
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Casamento ou união estável
Casamento ou união estável? Tanto faz o que importa é o amor!!!!
Mas não é fazer do amor uma corrente que prenda um ao outro é isso sim partilhar a vida e tudo o mais inclusive o vinho com o outro, bebendo juntos, mas cada um na sua taça, vivendo cada um na sua vida, mesmo que esta vida seja compartilhada.
Como dizia Gibran Khalil Gibran em seu livro "Profeta" : "Cantai e dançai juntos e sede alegres, mas deixai cada um de vós estar sozinho. Assim como as cordas da lira são isoladas e no entanto vibram na mesma harmonia."
A preservação da nossa independência faz com que cada um cresça pois como dizia o mesmo autor : O carvalho e o cipreste não crescem a sombra um do outro"
Porque este post? vendo o dia a dia de namorados, parceiros e etc que não sabem deixar ir... que sequestram e matam sob a desculpa do amor, o que é isso??? TENHO CERTEZA NÃO É AMOR!!!!
Mas não é fazer do amor uma corrente que prenda um ao outro é isso sim partilhar a vida e tudo o mais inclusive o vinho com o outro, bebendo juntos, mas cada um na sua taça, vivendo cada um na sua vida, mesmo que esta vida seja compartilhada.
Como dizia Gibran Khalil Gibran em seu livro "Profeta" : "Cantai e dançai juntos e sede alegres, mas deixai cada um de vós estar sozinho. Assim como as cordas da lira são isoladas e no entanto vibram na mesma harmonia."
A preservação da nossa independência faz com que cada um cresça pois como dizia o mesmo autor : O carvalho e o cipreste não crescem a sombra um do outro"
Porque este post? vendo o dia a dia de namorados, parceiros e etc que não sabem deixar ir... que sequestram e matam sob a desculpa do amor, o que é isso??? TENHO CERTEZA NÃO É AMOR!!!!
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Realizando Sonhos
Sinto comunicar que não existe fada madrinha ou elas saíram de ferias e resolveram se aposentar depois dos contos de fada. Assim não esperem por um passe de mágica para realizar seus sonhos.
Se você sonha com alguma coisa, vá em frente, encare, vá a luta, mas procure organizar seus pensamentos, suas metas , seus objetivos e planeje como atingi-los para depois lançar-se a ação para realizar suas aspirações.
Comprometa-se com eles e com a construção das etapas para conseguir a concretização de seus sonhos. O milagre acontecerá quando você despertar e entender que pode ir a luta e que isso lhe dará muito prazer, pois aquilo que conseguimos por nós mesmos dá uma enorme satisfação. Lutar pelo que sonhamos e acreditamos nos dá prazer a cada meta atingida. Haverão muitos obstáculos e deixe de lado a idéia de abandonar a meta a cada obstáculo encontrado e em vez disso vá a batalha. Esqueça as frustrações ou, melhor ainda, use-as para achar os caminhos para superar, continue não desista, mesmo que sinta uma tristeza por perceber que nada é fácil para você, mesmo que tenha que deixar algumas coisas para trás em prol de outras. Só depois vem a certeza que ao persistir vai seguir em frente nadando rumo a margem e assim aportar no porto onde suas aspirações te levam .
O que importa é persistir e chegar lá!!!!
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Sexo na Puberdade
Em outro post escrevemos
sobre o que é a puberdade e qual a diferença entre puberdade e adolescência
sendo a primeira uma fase de
modificações físicas : biológicas e fisiológicas e a segunda inclui
modificações sociais e psicológicas. A idade de uma nem sempre é a mesma de
outra, assim dizemos que a puberdade ocorre entre os 9 e 14 anos e a
adolescência tem seus limites menos precisos e é bem mais ampla, visto que uma
de suas características e a maturidade e independência econômica o que
atualmente parece mais distante a cada dia que passa.
Bem e porque resolvi
retomar o tema se já o tinha escrito em postagem anterior??? Porque meu post anterior foi sobre a
sexualidade após os 60 anos e aí pensei que minhas jovens mereciam um post
sobre a sexualidade na puberdade e na adolescência.
A grande diferença nesta
idade são as dúvidas: Como será? Devo ou não devo? Se todo mundo faz, devo
fazer? Será assim que se faz? O que é normal? O que é natural? Comecemos por esta última... NATURAL é tudo
aquilo que não muda que É, por exemplo:
se você nasceu mulher então tem vagina se você nasceu homem, tem pênis. Já
NORMAL pode mudar pelos conceitos sociais, por exemplo, antigamente as pessoas
não usavam, rotineiramente, preservativos (camisinhas) então não era considerado normal, agora que
os conceitos mudaram o anormal é não usar assim passou a ser considerado NORMAL
usar sempre preservativo.
Como fazer é algo que o
instinto ensina, mas para facilitar é bom conhecer bem com quem fazer. Ter
intimidade é fundamental para facilitar, pois além da confiança na pessoa com
quem estamos dividindo o momento temos mais liberdade em dizer o que gostamos e
como gostamos e como supõe-se que exista amor e carinho tudo flui naturalmente.
Quanto a fazer ou não
sexo é algo que só a pessoa pode saber se é chegado o SEU MOMENTO, o que podemos
dizer é que : NÃO FAÇA POR MODA, NÃO FAÇA PORQUE TODOS ESTÃO FAZENDO E NÃO FAÇA
POR PRESSÃO!!!! FAÇA PORQUE VOCÊ QUER E
JÁ TEM MATURIDADE PARA ISSO!!!!
Se todo mundo faz, não
quer dizer que eu devo fazer afinal eu me conheço, eu sei o que quero, e não
preciso fazer algo porque os outros estão fazendo (como diziam : só porque o
outro se atirou no abismo eu não preciso me atirar) Quanto ao dever ou não o
principal é saber fazer com RESPONSABILIDADE!!! Ou seja saber fazer , com quem , e com
condições para arcar com as conseqüências de seu ato!!!!
terça-feira, 7 de maio de 2013
SEXUALIDADE DEPOIS DOS 60 ANOS
Independente
da idade sexo é bom, embora os mais jovens acreditem que a sexualidade inexista
nos mais velhos devemos desmistificar este conceito. Fazer sexo não é um privilégio dos jovens e eu
arrisco dizer que ele pode melhorar com a idade e com a experiência. Pode declinar em alguns
homens e mulheres, mas isso ocorre mais por problemas emocionais e físicos do
que pela idade propriamente dita. Inclusive podemos dizer que a sexualidade
após os 60 anos é de fundamental importância para a saúde física e psíquica de
ambos os sexos.
Com o
passar do tempo aumenta a experiência e
a intimidade com o outro e consigo mesmo possibilitando mais tranqüilidade na
hora do sexo, passa ser mais importante o carinho do que a performance.
É claro
que problemas de relacionamento existem e se assim for devem ser resolvidos em
outro lugar que não a cama. Rancores só tendem a crescer senão resolvidos. O
ideal é que os casais aprendam a viver com companheirismo e cumplicidade pois
assim o relacionamento só tem a ganhar. Lembrem-se que o que importa é a
qualidade e não a quantidade, nesta altura mais vale poucas e boas que muitas
sem qualidade. A freqüência deve ser
determinada em comum acordo ao longo dos tempos, lembrando que existem vários
fatores externos (por exemplo alterações climáticas e preocupações) que podem
diminuir a freqüência pois nesta idade acabaram-se aquelas loucuras passando agora a ser calmo, tranqüilo
Entre os
problemas ginecológicos que levam a alterações no apetite sexual devemos
considerar a atrofia e secura vaginal que podem ocorrer após a Menopausa e aí
vale o ditado que quanto menos é pior. A lubrificação ocorre quando a mulher é
estimulada então além da consulta ao
ginecologista e o uso de cremes tópicos para melhorar o trofismo as brincadeiras do casal na hora da relação
sexual ou mesmo antes são importantes.
Um fator
importante para alterar a sexualidade é a depressão e esta é relativamente
freqüente entre as pessoas nesta idade, pois a aposentadoria , a independência
dos filhos e a sensação de perda do vigor e beleza física podem levar a
depressão com perda do interesse pelo sexo.Tratar essa depressão é fundamental
e para isso não estamos falando de medicamentos muitas vezes é preciso ocupar o
tempo com atividades lúdicas que lhes causem prazer .
SEXO DEPOIS DA MENOPAUSA
Todas mulheres devem procurar um
ginecologista a fim de evitar que os sintomas do climatério sejam acentuados e
desconfortáveis. Lembrem-se que o que vocês perderam em “beleza” ganharam em experiência. O que
importa não é um corpo sarado e malhado, é sim uma cabeça malhada. A experiência
adquirida deve ser valorizada pois este é o trunfo da mulher desta fase da
vida.
O seu ginecologista saberá lhe
indicar um bom creme para melhorar o trofismo vaginal para melhorar a lubrificação se esta estiver
diminuída mesmo com os joguinhos prévios.
Não é porque ficamos velhos que a
sexualidade deve terminar, poque o SEXO É VIDA e a sexualidade pode ser mais
que uma simples cópula.
Quanto aos homens se existirem
dificuldade de ereção uma consulta com seu urologista ou andrologista pode
ajudar pois muitas vezes ela pode ser provocada por diabete, hipertensão ou uso
de medicamentos. O SEXO pode ser considerado um marcador, quando está bom a saúde
geralmente está boa. Após os cinqüenta ou sessenta o homem pode notar uma
diminuição da potência o que pode decorrer de certos hábitos como por exemplo o
sedentarismo, o alcoolismo, o fumo e a obesidade, nesta hora meu conselho é
MUDE, CONSULTE E QUANDO FOR TENTAR VÁ SEM COMPROMISSO LEMBRANDO QUE CADA FASE É
BOA POR SI PRÓPRIA, NÃO NECESSITA HAVER TODAS. O grande ganho desta hora é a intimidade e a
diminuição da pressão de cobrança de desempenho. O uso do medicamento para ereção
muitas vezes pode ser dispensado quando estes cuidados são adotados. O grande avanço
da droga para a ereção que em busca dela os homens começaram a procurar médicos
para avaliar sua saúde, coisa que não era hábito masculino e com isso muitas
doenças foram detectadas e passaram a
ser tratadas.
Assim terminando como começamos...
o SEXO É BOM EM QUALQUER IDADE MAS SEMPRE COM CUIDADOS
PREVENTIVOS POIS NÃO É PORQUE NÃO ENGRAVIDAM QUE NÃO PEGAM DOENÇAS...
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Em tempo de vacinação!!!!
O que é a Vacina?
Etapas de desenvolvimento de vacina contra a gripe aviária.
|
A vacina é uma substância (proteinas,
toxinas, bactérias ou vírus ou partes deles) preparada a partir de vírus ou outros
agentes patogênicos atenuados ou mortos, que ao serem aplicados nos seres
vivos(animais ou humanos) provocam uma reação semelhante a que ocorreria na
doença, provocando a formação de anticorpos que acabam por imunizar o organismo
ou tornando-o mais resistente a esta doença. Elas já existem há muito tempo
tendo sido usada por povos mediterrâneos e chineses. O criador da primeira
vacina, contra a varíola, foi Edward
Jenner em 1796 a
partir daí foi tornando-se mais evoluída e formalizou-se no meio científico por
Louis Pasteur.
Estamos em plena campanha de vacinação
contra a gripe, tendo iniciado
recentemente em todo país de forma gratuita para público considerado alvo:
- Crianças de seis meses a dois anos incompletos,
- Gestantes e Puérperas,
- Trabalhadores de Saúde,
- Povos indígenas,
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade,
- Pessoas portadoras de doenças crônicas e
- População privada de liberdade.
Gestantes – desde 2009 após várias campanhas
com a vacina inativada não foram observados riscos ou danos AM gestantes. É
considerada segura em qualquer idade gestacional.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
hoje é o dia mundial de combate ao cancer
Meus amigos e amigas ontem falamos de hipertensão e hoje como dia mundial de combate ao câncer devemos lembrar da importância da prevenção do câncer de mama, senão podemos evitar devemos procurar o diagnóstico precoce.
Assim em qualquer idade, se toque, faça o auto exame de mama, examine, olhe, toque e procure seu médico em caso de dúvida ou uma vez ao ano e se você tem mais de 40 anos não esqueça de fazer sua mamografia e ultrassonografia anual assim você poderá ter um diagnóstico precoce.
Assim em qualquer idade, se toque, faça o auto exame de mama, examine, olhe, toque e procure seu médico em caso de dúvida ou uma vez ao ano e se você tem mais de 40 anos não esqueça de fazer sua mamografia e ultrassonografia anual assim você poderá ter um diagnóstico precoce.
domingo, 7 de abril de 2013
7 de abril dia Mundial da saúde!!!
7 de abril dia Mundial da
saúde!!! Hoje é o dia Mundial da
saúde!!!
É o dia do compromisso com a prevenção,
a busca pela saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu a
hipertensão arterial como tema deste ano!!!!
A Organização Mundial da Saúde (OMS)
foi criada neste dia em 1948, como um braço da Organização das Nações Unidas
(ONU) com o objetivo de criar esforços internacionais para prevenir e controlar
surtos de doenças. Para a OMS Saúde é um estaco de completo bem estar físico,
mental e social, o que embora difícil deve ser buscado.
O tema deste ano HIPERTENSÃO ARTERIAL (HA) é sem dúvida de suma importância e atinge uma grande massa da
população mundial e pode levar a problemas sérios como doença cardiovascular
(DCV), Acidente Vascular Cerebral (AVC) ente outros problemas sérios. Lembremos
que como já dissemos atinge um amplo número de pessoas e o mais
importante é muitas vezes SILENCIOSA podendo passar desapercebida, então
para combatê-la deve ser pesquisada assim colegas NÃO ESQUEÇAM DE MEDIR OS NIVEIS
TENSIONAIS e pacientes procurem se conscientizar e procurar aderir os
tratamentos e cuidados preventivos adotados no caso de serem portadores da
HA.
- A
pressão arterial normal é aproximadamente 120/80 mm Hg, podendo variar
para cima ou para baixo.
- O
primeiro número representa a pressão quando o coração se contrai - pressão
sistólica.
- O
segundo número representa a pressão quando o coração relaxa – pressão
diastólica.
- Pressão
arterial maior que 140/90 mm Hg é considerado alto.
A pressão arterial pode se elevar com
alguns fatores transitórios como: exercício, fumar, emoções entre outros... Por
isso é importante não determinar que sofre de Hipertensão com apenas uma
medida, só a permanência dos níveis elevados.
Para controlar a pressão nos vasos
sanguíneos muitas vezes necessitamos de medicamentos, mas além deles você
precisa mudar seu estilo de vida.
Na maioria das vezes (em torno de 30%)
pode ser, como já dissemos , SILENCIOSA, todavia é importante saber quais os
sintomas podem indicar que ela está elevada. O principal é a cefaléia (dor de
cabeça), contudo muitos outros podem surgir: Tonturas, sangramentos pelo nariz
ou na urina, náuseas, cansaço, problemas visuais, dores no peito ou mesmo
irregularidade dos batimentos cardíacos.
A HA pode ser a que chamamos de ESSENCIAL (na grande maioria
das vezes) – quando não determinamos a causa, geralmente associada a estilos de
vida irregulares ou outros fatores. Ela (a HA) pode ser também SECUNDÁRIA, neste caso tem uma causa determinada como por exemplo: gravidez,
doenças hormonais , renais etc..
Entre as causas temos: fumo, obesidade, sedentarismo,
diabetes, ingestão elevada de sal ( um costume bem brasileiro), estresse,
consumo elevado de álcool, alguns medicamentos (por ex. hormonais) entre
outras.
Por isso não esqueçam todos ( e quando digo todos
incluo os adolescentes) devem medir sua pressão arterial com regularidade e
cuidar seu estilo de vida atentando para as causas já citadas. Procure
alimentar-se corretamente com uma alimentação colorida que inclua legumes,
verduras e frutas, evite as bebidas alcoólicas em demasia e procure
exercitar-se. Fuja das situações estressantes sempre que possível e lembre-se
que PROBLEMAS QUE NÃO TEM SOLUÇÃO NÃO DEVEM OCUPAR SUA MENTE.
quarta-feira, 20 de março de 2013
Dia do blog
Li que hoje é dia do blog!!!
Escrever sempre
foi um desejo, mas reconheço minha dificuldade em achar inspiração e saber o
que querem ler (é claro que dentro de minha profissão), o que acho importante etc..
Quando comecei
o Blog pensei que seria um exercício e que só escreveria sobre ginecologia e
que pouca gente leria, com o passar do tempo fiquei exibida e me deu vontade de
escrever outros assuntos, mas frequentemente me vejo sentada frente ao
computador escrevendo coisas que não publico, ou idéias que não progridem.
É difícil ... e hoje soube que é o dia do BLOG!!! pensei tenho que
escrever e cá estou diante do computador, sem ter inspiração... aí lembrei de
um pensamento de Mark Twain
"A gente não se liberta de um hábito
atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por
degrau" - Mark Twain (escritor norte-americano, 30 de novembro
de 1835 - 21 de abril de 1910).
me conformei... um dia chego lá!!!!
sexta-feira, 15 de março de 2013
Infecção urinária
Infecção urinária
A infecção do trato urinário (ITU) é um problema comum, sendo
responsável por queixas freqüentes em consultório, pois frequentemente
incomodam bastante. Aproximadamente 20% das mulheres desenvolvem, pelo menos,
um episódio de ITU durante suas vidas. Um dos agentes etiológicos responsáveis
pelo desenvolvimento da infecção são bactérias presente no intestino.
A infecção do trato urinário (ITU) ocorre devido presença e
multiplicação das bactérias nos rins e nas vias urinárias, podendo apresentar uma variedade de manifestações
clínicas, podendo variar desde uma bacteriúria assintomática até um abscesso
renal. É comum ocorrer por via ascendente pelas características anatômicas
femininas (vagina e anus próximos e uretra curta), neste caso elas colonizam
(as bactérias) na bexiga sendo eliminadas no fluxo urinário, daí a importância
de ingerir uma quantidade razoável de líquido no dia (2l pelo menos). O mais
freqüente é que fiquem na bexiga e não progridam nas ascensão, mas por algumas razões isso
pode acontecer resultando em uma infecção renal.
É uma infecção freqüente na infância, mas também importante
na vida adulta, principalmente entre as
mulheres.
Podemos subdividir as
infecções agudas do trato urinário em dois grupos: infecções do trato inferior
(uretrite e cistite) e do trato superior (pielonefrite aguda, prostatite e
abscessos intrarenal ou periférico).
No primeiro grupo temos a Cistite aguda que é
uma infecção, geralmente, limitada à bexiga acompanhada de sintomas típicos,
como disúria, polaciúria, dor retropúbica e urgência miccional. Se não tratada
adequadamente, pode progredir para
pielonefrite.
Pielonefrite: também denominada de infecção do trato
urinário superior refletindo alterações decorrentes de um processo
inflamatório agudo que atacam o rim e suas estruturas próximas. Neste caso pode
haver além de outros sintomas a hematúria (sangue na urina).
ETIOLOGIA – na maioria são causadas por bactérias normais no
intestino ( Escherichia coli é o mais comum) seguida por Staphylococcus
saprophyticus, entre outras.
TRATAMENTO - Após a confirmação através da urocultura com
antibiograma deve ser usado o antibiótico ao qual a bactéria apresenta
sensíbilidade. Em caso de infecções repetidas os fatores que predispõem à
infecção devem ser identificados e se possível tentar corrigir .
Costumo dizer que o
importante é a PREVENÇÃO – as mulheres
devem ser orientadas a:
·
aumentar da ingestão de líquidos;
·
urinar em intervalos de duas a três
horas;
·
urinar sempre antes de deitar ou após
o coito;
·
higienizar após as evacuações
·
se
grávidas devem ter cuidado maior.
sábado, 9 de março de 2013
Dia da mulher
Sempre considerei que o dia da mulher é: na verdade é melhor dizer, são todos os dias do ano.
Só as minorias sofredoras tem um dia diferenciado, aceitar comemorar o dia da mulher é aceitar que merecemos um dia para sermos importantes. Não sei se estou errada, mas considero que meu dia são todos, em todos mereço carinho, atenção, respeito e um grande abraço e beijo das pessoas que amo e me amam. Em todos mereço respeito das pessoas com as quais trabalho ou que trabalham para mim, assim como de todas ou todos meus amigos, conhecidos ou mesmo desconhecidos. Merecemos respeito em 365 dias por ano, assim como os merecem todos os seres humanos sejam eles homens, mulheres, brancos ou negros ou amarelos, enfim todos merecem respeito e consideração!!!!!
FELIZ TODO DIA !!!!!
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Vamos regar nossas plantinhas
Em outro momento
falei do conceito de sexualidade onde falei sobre as diferenças entre
genitalidade e sexualidade ( O que é
sexualidade??? post de fev de 2011) hoje pensando achei que cabia dar uma ressaltada na importância deste
tema. Como já falamos está ligada aos planos bio-psico-social e assim podendo
ser afetada por várias situações. Se você está com problemas sejam estes
econômicos, morais, amorosos ou físicos sua sexualidade sem dúvida sofrerá e
pode ser alterada. Lembre-se que, assim como falamos em relação aos meninos e
meninas, o mesmo se aplica aos adultos: masculinos e femininos. As mulheres
tendem a procurar conversar, buscam ajuda seja com sua (seu) médica (o) ou com
uma psicóloga ou com uma amiga através do desabafo e quiçá de tratamento se
isso for necessário, pois tem mais facilidade de falar. Para os homens isso
pode ser mais difícil, pois eles tem mais dificuldade de se abrir e falar de
seus problemas, negando-os muitas vezes. Muitas vezes o homem é refém da imagem
de “super-homem” e acaba sofrendo inconscientemente.
O ideal é que o
casal consiga abordar estes temas entre si com tranqüilidade, sem cobranças,
pois assim buscará a resolução das dificuldades inerentes a todo
relacionamento. Costumo dizer às minhas pacientes que “comer feijão todos os
dias enjoa, assim é sempre bom uma vez ou
outra fazer uma feijoada” ou seja colocar tempero na relação, não esquecer dos
carinhos, das palavras amáveis, dos joguinhos ou seja dos entretantos que preparam para uma relação sexual perfeita.
Observa-se que muitos estão perdendo essa fase do namoro passando direto para o
ficar, transar, sem nenhum carinho e isso acaba esvaziando o relacionamento.
Mesmo após anos de convívio o amor é vivo e por isso precisa de
cuidados, como uma planta deve ser regada, ou como um cachorrinho receber
agrado. A troca de carinho é fundamental. Toda vida, toda relação necessita de
cuidados de ambos para sobreviver.
Então pessoal não esqueçam de regar a plantinha que é o relacionamento de cada um.... mesmo quando a família já está formada.
Foto http://janicepradofotografia.com.br/ |
sábado, 23 de fevereiro de 2013
Saúde em tempo de renovação politica
Tenho pensado bastante sobre a
situação da saúde... pela Organização Mundial da Saúde saúde é um
estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de
doenças está definição é polêmica, pois
sempre parece inatingível, mas embora utópica serve para estimular a
prevenção a ser adotada em todos os serviços de saúde. Outras
definições que consideram apenas a ausência de doença ou o “bem funcionar de um
organismo como um todo” (Kass 1981) ou ainda um estado físico e mental em que é
possível alcançar todas as metas vitais (Nordenfelt2001), são também úteis pois
passamos a ver a saúde como um recurso para nossa vida, não o objetivo dela,
pois assim podemos cobrar dos serviços de saúde muito mais que o tratamento de
doenças e sim o prover de atitudes que possam atender o individuo e o grupo
como um todo.
A todo o momento ouvimos notícias
culpando aos médicos por tudo, não é meu objetivo defender os colegas, pois em
todas as classes tem os bons, os medianos e os ruins, mas quando entro em um
hospital (ou mesmo nos postos) e vejo as condições de trabalho dos colegas e
dos demais profissionais da área da saúde eu os considero heróis. A falta é geral, falta tudo desde espaço físico,
condições até profissionais, assim
estava lendo um editorial no BMJ e li o seguinte: "Se o governo
quer ver um serviço de saúde permeado pelo cuidado, compaixão e respeito que
todos nós queremos para aqueles que amamos, então deve prestar muito mais
atenção para a importância de demonstrar as mesmas qualidades em seu tratamento
de saúde da linha de frente do pessoal . " (Iona Heath) Foi então que resolvi escrever minhas
angústias pois como responsável por um
blog que pretende ajudar as mulheres não posso deixar de registrar as questões
políticas também.
De acordo com a OMS os principais determinantes da saúde
incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e
comportamentos individuais da pessoa. Estamos em fase de início de governo
municipal, hoje começam as pesquisas de opiniões para levantar as necessidades
de nossa população esperamos que, nosso novo prefeito e sua equipe, consigam
enxergar este conceito amplo. Vendo que isso inclui: educação, saneamento,
limpeza urbana, além é claro de postos e hospitais com adequação ao aumento da
população.
Não podemos esquecer-nos de lembrar
que a remuneração de qualquer profissional deve ser digna e suficiente para que
ele não precise de vários empregos para conseguir uma renda que lhe permita ter
uma vida honrada conforme seus sonhos na época de universitário.
Assim então queremos desejar a nova
equipe inspiração, vontade, e honestidade na busca de soluções para nossa
cidade.
sábado, 9 de fevereiro de 2013
Carnaval
Foto: Janice Prado fotografia |
Carnaval!!!! cuidado ... se beber não dirija e se beber não esqueça da camisinha... as DST e as gestações não planejadas estão as espreitas...
Lembro do tempo em que fazia obstetrícia em que se percebia um claro aumento nas gestações nesta época, então lembrei porque não fazer um post lembrando a todos da importância de brincar o carnaval com responsabilidade???
É isso aí gente...
BOM CARNAVAL A TODOS!!!!
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Continuando a falar de unhas
Unhas bem-cuidadas chamam a atenção das pessoas, e o ato de cuidado com elas já levanta nosso astral. Podemos observar que as unhas são assunto em muitas rodas femininas.
Também as unhas dependem do que você come. Por isso é importante cuidar da alimentação procurando que ela seja saudável e balanceada, isso inclui conter aminoácidos, vitaminas e sais minerais, que favorecerão as unhas crescerem fortes. Por outro lado, as unhas refletem nosso bem-estar, assim se elas estiverem com algum problema procure a causa.
Como já escrevemos no post anterior as unhas também precisam respirar, assim não esqueça de deixar algum dia sem esmalte pois o excesso de esmalte pode fazer com que elas comecem a descascar pela desidratação da lâmina da unha que causa a separação de suas camadas. Então ao tirar o esmalte aproveite para caprichar na hidratação das mãos e unhas com creme de mãos ou óleo mineral ou óleo de amêndoas doces.
Também as unhas dependem do que você come. Por isso é importante cuidar da alimentação procurando que ela seja saudável e balanceada, isso inclui conter aminoácidos, vitaminas e sais minerais, que favorecerão as unhas crescerem fortes. Por outro lado, as unhas refletem nosso bem-estar, assim se elas estiverem com algum problema procure a causa.
Como já escrevemos no post anterior as unhas também precisam respirar, assim não esqueça de deixar algum dia sem esmalte pois o excesso de esmalte pode fazer com que elas comecem a descascar pela desidratação da lâmina da unha que causa a separação de suas camadas. Então ao tirar o esmalte aproveite para caprichar na hidratação das mãos e unhas com creme de mãos ou óleo mineral ou óleo de amêndoas doces.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Diversificando um pouco - Unhas
Acabei de chegar do salão e estava comentando com minha
manicure sobre os cuidados de não tirar as cutículas. A cutícula é a barreira
natural da unha contra os agentes infecciosos. Não deve ser
retirada, você deve hidratar e empurrar a cutícula, podemos aproveitar o momento
do pós -banho quando ela está hidratada e mole para fazer
isso.
Se você procurar na internet vai encontrar diferentes links
que falam das unhas e cutículas com diferentes pontos de vista, respeitando
cada um acredito, que se as cutículas existem e funcionam como uma barreira
contra infecção devemos deixá-las quietas,
a agressão sucessiva de cortá-las só estimula seu crescimento. Mas se
você quiser continuar a retirá-las, pelo menos use seu alicate para diminuir o
risco de infecção!!!
Quanto as unhas conserve-as sempre bem cortadas e hidratadas
e se possível alguns dias sem esmalte...
Pesquisando encontrei algumas dicas de como fazer o esmalte
durar mais: limpar bem a unha sem deixar resíduos anteriores de esmalte ou do
creme hidratante, lixar bem a unha, não esquecer uma boa base, que, alem de
proteger as unhas, ajudam na fixação do esmalte e, ao final, é indicado usar o extra-brilho que acelera a secagem e dão
uma maior durabilidade (dizem).
Em tempo: devemos lembrar, que algumas pessoas tem alergia aos
componentes dos esmaltes (formaldeído, dibutilftalato e tolueno), a qual pode se
manifestar em outros locais como face e pele em geral, nestes casos é bom
procurar esmaltes hipoalergênicos, sem estas substâncias.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Verão
Divagando
Tenho pensado que o verão nos afasta do computador.. mas acho isso saudável. Pior é ficar direto sentada na frente de uma máquina e não curtir o sol, a praia e a convivência dos amigos...
Na verdade acredito como médica, e como uma senhora idosa (hahaha) que realmente não é adequado ficar todos os dias em frente ao monitor.
Será que estou procurando desculpas por não estar escrevendo mais para vocês... também ... não estou recebendo sugestões...
é isso aí... fui...
Tenho pensado que o verão nos afasta do computador.. mas acho isso saudável. Pior é ficar direto sentada na frente de uma máquina e não curtir o sol, a praia e a convivência dos amigos...
Na verdade acredito como médica, e como uma senhora idosa (hahaha) que realmente não é adequado ficar todos os dias em frente ao monitor.
Será que estou procurando desculpas por não estar escrevendo mais para vocês... também ... não estou recebendo sugestões...
é isso aí... fui...
domingo, 6 de janeiro de 2013
DIA DOS REIS
O Dia de Reis é uma data especial
celebrada pela tradição cristã, e significa o dia em que Jesus Cristo, recem
nascido, recebe a visita dos três Reis Magos, Belchior,
Gaspar e Baltazar foram até onde Jesus nasceu para lhe levar presentes, no dia 6 de janeiro, por isso em
muitos lugares seria o dia de presentear. Esta data marca o encerramento da celebração do Natal, quando se retira
todos os enfeites natalinos e se desarma o presépio.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de
origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África,
levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um
arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de
medicamentos.
O presente do rei Gaspar,
que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos
são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando
insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu
da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza
e era oferecido apenas aos deuses.
Em alguns países da Europa, como
Portugal e Espanha, existem algumas tradições para essa data, como deixar
sapatos na janela com capim dentro, e no dia seguinte as crianças encontrariam
doces no lugar do capim, simbolizando os presentes que os reis levaram para
Jesus.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi
trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os
festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos
do menino para as pessoas que os recebem.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana,
uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição
de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.
FELIZ DIA DOS REIS!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)