sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sexo na Puberdade


Em outro post escrevemos sobre o que é a puberdade e qual a diferença entre puberdade e adolescência sendo  a primeira uma fase de modificações físicas : biológicas e fisiológicas e a segunda inclui modificações sociais e psicológicas. A idade de uma nem sempre é a mesma de outra, assim dizemos que a puberdade ocorre entre os 9 e 14 anos e a adolescência tem seus limites menos precisos e é bem mais ampla, visto que uma de suas características e a maturidade e independência econômica o que atualmente parece mais distante a cada dia que passa.
Bem e porque resolvi retomar o tema se já o tinha escrito em postagem anterior???  Porque meu post anterior foi sobre a sexualidade após os 60 anos e aí pensei que minhas jovens mereciam um post sobre a sexualidade na puberdade e na adolescência.
A grande diferença nesta idade são as dúvidas: Como será? Devo ou não devo? Se todo mundo faz, devo fazer? Será assim que se faz? O que é normal? O que é natural?  Comecemos por esta última... NATURAL é tudo aquilo que não muda  que É, por exemplo: se você nasceu mulher então tem vagina se você nasceu homem, tem pênis. Já NORMAL pode mudar pelos conceitos sociais, por exemplo, antigamente as pessoas não usavam, rotineiramente, preservativos (camisinhas)  então não era considerado normal, agora que os conceitos mudaram o anormal é não usar assim passou a ser considerado NORMAL usar sempre preservativo.
Como fazer é algo que o instinto ensina, mas para facilitar é bom conhecer bem com quem fazer. Ter intimidade é fundamental para facilitar, pois além da confiança na pessoa com quem estamos dividindo o momento temos mais liberdade em dizer o que gostamos e como gostamos e como supõe-se que exista amor e carinho tudo flui naturalmente.
Quanto a fazer ou não sexo é algo que só a pessoa pode saber se é chegado o SEU MOMENTO, o que podemos dizer é que : NÃO FAÇA POR MODA, NÃO FAÇA PORQUE TODOS ESTÃO FAZENDO E NÃO FAÇA POR PRESSÃO!!!! FAÇA PORQUE VOCÊ QUER E JÁ TEM MATURIDADE PARA ISSO!!!!
Se todo mundo faz, não quer dizer que eu devo fazer afinal eu me conheço, eu sei o que quero, e não preciso fazer algo porque os outros estão fazendo (como diziam : só porque o outro se atirou no abismo eu não preciso me atirar) Quanto ao dever ou não o principal é saber fazer com RESPONSABILIDADE!!!  Ou seja saber fazer , com quem , e com condições para arcar com as conseqüências de seu ato!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário