domingo, 27 de outubro de 2013

Outubro está chegando ao fim, você já fez sua prevenção?



Li um dia: “ver precede as palavras, a criança olha e reconhece antes mesmo de poder falar” A maneira como vemos as coisas é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos e ao explicarmos com palavras, nem sempre elas correspondem ao que vemos. Percebam como é complexo nosso modo de ver, sentir ou expressar....

Porque tudo isso??? Estamos encerrando o mês de outubro que foi o mês da campanha “Outubro rosa”, que é uma campanha que envolve várias entidades, no mês de outubro, dirigida as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou em 1990 em Nova York, depois se estendeu a outros lugares e agora vemos ao nosso redor.

Agora eu pergunto: você já fez seu exame de prevenção este ano? Fez? Maravilha, parabéns. O resultado não deu nada? Beleza, o ano que vem repetir. O resultado apresentou alguma lesão suspeita? Vamos lá... Encarar e tocar em frente o tratamento, pois para isso foi feito o exame, para diagnosticar precocemente e assim poder iniciar o tratamento o mais cedo possível.

O que tem isso a ver com o inicio? Se você acreditar que o exame dói, é incomodo e não o fizer? Só será pior. Se você for daquelas que diz: quem procura acha? Você acha que se não fizer o exame vai deixar de ter alguma coisa que teria tendência a ter?

Vejam bem: não fazer os exames não vai eliminar a possibilidade de ter as doenças, nem de facilitar a resolução de qualquer doença, por mais que você tenha medo, ou que acredite que não adianta nada, raciocine, deixe suas emoções de lado e analise com lógica: o que é melhor diagnosticar e tratar um problema logo que ele se instala? Ou esperar que ele tenha crescido e a dificuldade aumentada?

Dificuldade de pensar: vamos estabelecer comparativos que não tem nada a ver., mas que podem ajudar: você está dirigindo seu carro e nota que o freio não está respondendo direito, o que você faz vai ao mecânico e resolve ou espera bater em alguma outra coisa para depois verificar seu carro? Perceberam? Tudo será bem mais complicado depois que o freio falhar... Assim a nossa máquina (nosso corpo) antes que comece a falhar é bom prevenir... Isso vale para as mamas, o coração e tudo o mais...

Assim não espere mais: se você ainda não fez seus exames preventivos aproveite o momento e vá lá!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário