segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vamos regar nossas plantinhas


Em outro momento falei do conceito de sexualidade onde falei sobre as diferenças entre genitalidade e sexualidade  ( O que é sexualidade??? post de fev de 2011) hoje pensando achei que cabia dar uma ressaltada na importância deste tema. Como já falamos está ligada aos planos bio-psico-social e assim podendo ser afetada por várias situações. Se você está com problemas sejam estes econômicos, morais, amorosos ou físicos sua sexualidade sem dúvida sofrerá e pode ser alterada. Lembre-se que, assim como falamos em relação aos meninos e meninas, o mesmo se aplica aos adultos: masculinos e femininos. As mulheres tendem a procurar conversar, buscam ajuda seja com sua (seu) médica (o) ou com uma psicóloga ou com uma amiga através do desabafo e quiçá de tratamento se isso for necessário, pois tem mais facilidade de falar. Para os homens isso pode ser mais difícil, pois eles tem mais dificuldade de se abrir e falar de seus problemas, negando-os muitas vezes. Muitas vezes o homem é refém da imagem de “super-homem” e acaba sofrendo inconscientemente.

O ideal é que o casal consiga abordar estes temas entre si com tranqüilidade, sem cobranças, pois assim buscará a resolução das dificuldades inerentes a todo relacionamento. Costumo dizer às minhas pacientes que “comer feijão todos os dias enjoa, assim é sempre bom uma  vez ou outra fazer uma feijoada” ou seja colocar tempero na relação, não esquecer dos carinhos, das palavras amáveis, dos joguinhos ou seja dos entretantos  que preparam para uma relação sexual perfeita. Observa-se que muitos estão perdendo essa fase do namoro passando direto para o ficar, transar, sem nenhum carinho e isso acaba esvaziando  o relacionamento.

Mesmo após anos de convívio o amor é vivo e por isso precisa de cuidados, como uma planta deve ser regada, ou como um cachorrinho receber agrado. A troca de carinho é fundamental. Toda vida, toda relação necessita de cuidados de ambos para sobreviver.

Então pessoal não esqueçam de regar a plantinha que é o relacionamento de cada um.... mesmo quando a família já está formada.

Foto http://janicepradofotografia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário