sábado, 27 de julho de 2013

Você pensa que camisinha é novidade???

              
           Você pensa que preservativo é novidade??? 
Não é não.
O ser humano procura por métodos contraceptivos desde tempos remotos, por exemplo,  Hipócrates (460- 377 a.C) dizia que a semente da cenoura selvagem era capaz de prevenir a gravidez e Aristóteles menciona o uso da Mentha pulegium em 421 a.C. o uso de plantas parece ter sido difundido no Mediterrâneo tendo sido mencionado por Políbio no século II a. C quando sugeriu que as famílias gregas estavam limitando-se a ter um ou dois filhos.
A anticoncepção masculina também era prática na antiguidade. No século I a.C. Dioscórides afirmava que tomar extratos da planta Lonicera periclymenum (variedade da madressilva) durante 36 dias poderia causar a esterilidade masculina
Também conhecido como camisinha, o preservativo é um método de barreira e é um dos métodos mais usado, pois é o único que, além de ser anticonceptivo, previne as doenças sexualmente transmissíveis. Claro que não podemos esquecer da camisinha feminina que também previne, mas seu custo é maior.
Como se sabe a camisinha é antiga e atribui-se aos gregos o uso de bexigas natatórias de peixes, o uso feminino de bexiga de animais e  na idade média o uso de linho envoltório na confecção do preservativo, já os chineses usavam papel de seda.
Contam também que em 1564 o anatomista italiano Falópio (que estudou o aparelho reprodutor feminino  e deu nome as trompas)  desenvolveu os preservativos de linho, que quando mergulhados em uma solução salina criavam uma barreira protetora durante o ato sexual, quando se aprofundou no estudo da Sífilis.Isto foi comprovado por ele em uma pesquisa envolvendo 1100 homens que não adquiriram a sifilis.
No século XVII  foi criado o Condom cujo nome vem de seu criador um médico ingles que criou preservativo feito de tripa de animais para o rei Carlos II da Inglaterra, esse método foi desenvolvido depois por um artesão com intestino de carneiro e a partir de 1780 foi fabricado emescala industrial. Sómente em 1870 surgiram os de borracha natural , mas ainda eram incomodos e em 1930 os americanos inventarm o de latex que em 1960 popularizou-se. Com o advento dos Anticoncepcionais hormonais caiu o uso dos preservativos, mas com a AIDS foi reabilitado. 
       
Atualmente é feito de látex ou poliuretano e pode vir lubrificado ou não. Existem de várias cores, aromas e tamanhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário