sexta-feira, 15 de março de 2013

Infecção urinária


Infecção urinária
A infecção do trato urinário (ITU) é um problema comum, sendo responsável por queixas freqüentes em consultório, pois frequentemente incomodam bastante. Aproximadamente 20% das mulheres desenvolvem, pelo menos, um episódio de ITU durante suas vidas. Um dos agentes etiológicos responsáveis pelo desenvolvimento da infecção são bactérias presente no intestino.
A infecção do trato urinário (ITU) ocorre devido presença e multiplicação das bactérias nos rins e nas vias urinárias, podendo  apresentar uma variedade de manifestações clínicas, podendo variar desde uma bacteriúria assintomática até um abscesso renal. É comum ocorrer por via ascendente pelas características anatômicas femininas (vagina e anus próximos e uretra curta), neste caso elas colonizam (as bactérias) na bexiga sendo eliminadas no fluxo urinário, daí a importância de ingerir uma quantidade razoável de líquido no dia (2l pelo menos). O mais freqüente é que fiquem na bexiga e não progridam  nas ascensão, mas por algumas razões isso pode acontecer resultando em uma infecção renal.
É uma infecção freqüente na infância, mas também importante na vida adulta, principalmente entre as  mulheres.
Podemos  subdividir as infecções agudas do trato urinário em dois grupos: infecções do trato inferior (uretrite e cistite) e do trato superior (pielonefrite aguda, prostatite e abscessos intrarenal ou periférico).
No primeiro grupo temos a Cistite aguda  que  é uma infecção, geralmente, limitada à bexiga acompanhada de sintomas típicos, como disúria, polaciúria, dor retropúbica e urgência miccional. Se não tratada adequadamente, pode progredir  para pielonefrite.
Pielonefrite: também denominada de infecção do trato urinário superior  refletindo  alterações decorrentes de um processo inflamatório agudo que atacam o rim e suas estruturas próximas. Neste caso pode haver além de outros sintomas a hematúria (sangue na urina).
ETIOLOGIA – na maioria são causadas por bactérias normais no intestino ( Escherichia coli é o mais comum) seguida por Staphylococcus saprophyticus, entre outras.
TRATAMENTO - Após a confirmação através da urocultura com antibiograma deve ser usado o antibiótico ao qual a bactéria apresenta sensíbilidade. Em caso de infecções repetidas os fatores que predispõem à infecção devem ser identificados e se possível tentar  corrigir .
Costumo dizer que o importante é a PREVENÇÃO –  as mulheres devem ser orientadas a:
·       aumentar da ingestão de líquidos;
·       urinar em intervalos de duas a três horas;
·       urinar sempre antes de deitar ou após o coito;
·       higienizar após as evacuações
·       se  grávidas devem ter cuidado maior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário