domingo, 6 de janeiro de 2013

DIA DOS REIS


O Dia de Reis é uma data especial celebrada pela tradição cristã, e significa o dia em que Jesus Cristo, recem nascido, recebe a visita dos três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar foram até onde Jesus nasceu para lhe levar presentes, no dia 6 de janeiro, por isso em muitos lugares seria o dia de presentear. Esta data marca o encerramento da celebração do Natal, quando se retira todos os enfeites natalinos e se desarma o presépio.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, existem algumas tradições para essa data, como deixar sapatos na janela com capim dentro,  e no dia seguinte as crianças encontrariam doces no lugar do capim, simbolizando os presentes que os reis levaram para Jesus.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.
FELIZ DIA DOS REIS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário