A osteoporose é um dos males que atinge as pessoas de mais idade e preferencialmente as mulheres após a menopausa. Daí o interesse de ginecologistas pelo assunto, e a importância de fazer a Densitometria óssea.
A osteoporose ocorre devido ao desequilíbrio entre os osteoblastos e osteoclastos, os primeiros responsáveis pela osteogênese (formação óssea) e os segundos pela reabsorção óssea. É uma doença metabólica comum que tem como principal complicação as fraturas, que além de alterar a qualidade de vida, diminuem em muitos casos a sobrevida.
Nas mulheres depois da menopausa pela deficiência de estrogênio os distúrbios metabólicos se tornam mais freqüentes, daí a importância de corrigir alguns vícios alimentares e adotar hábitos saudáveis com exercícios físicos e exposição solar no horário adequado. Muitas vezes além destas medidas gerais tratamentos se fazem necessários como, por exemplo, TRH (Terapia de Reposição Hormonal), Cálcio e inibidores da reabsorção óssea cuja importância já foi percebida pelos órgãos governamentais que já os incluíram na farmácia popular.
Mas não esqueça o melhor é procurar o seu médico e adotar hábitos sadios....
SEMPRE O MELHOR É PREVENIR!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário