quinta-feira, 19 de março de 2015

Corrimento

Corrimentos
Embora seja um assunto batido, acho que vale a pena reforçar algumas coisas...
Muitas vezes uma paciente chega dizendo ...
“Meu corrimento sempre volta”, ou  "Sempre tive corrimento”, ou ainda “Nunca fico livre de corrimento".
Isso me faz lembrar o tempo antigo quando as vovós falavam de “flores brancas” o que corresponde a um corrimento fisiológico, já que muitas vezes ele corresponde a transudatos  ou secreções ou mesmo muco dependendo do período do ciclo, mas para ser considerado  fisiológico não deve ter mal cheiro (odor),  nem manchar a calcinha e não causara ardor ou coceira(prurido). Sempre que algum destes sintomas acompanha o corrimento ele já não é “normal” devendo procurar um tratamento.
Então lembrando :
  • Nem todo corrimento é inflamação,
  • Sempre que houver odor fétido ou prurido pode ser infecção.
  • Não deve fazer preventivo quando com muito corrimento, pois este não é para diagnosticar inflamação.
  • O diagnóstico deve ser feito pelo seu ginecologista, que muitas vezes pode precisar de exames complementares.

Entre as causas mais comuns temos as infecções:
Candidiase –  corrimento branco , sem cheiro, causado por fungo , geralmente relacionada a umidade e a desequilíbrio imunológico, não é transmitida por Relação Sexual.
Vaginose bacteriana- corrimento branco meio líquido que apresenta mal cheiro (cheiro de peixe ) quando em contato com substância alcalina.
Clamídia- corrimento branco inespecífico
Tricomoníase – corrimento esverdeado ou amarelado, com muito cheiro ruim e espumoso. Causado pelo Trichomonas Vaginalis (parasita)
Gonorréia – corrimento amarelo-esverdeado que se acompanha de uretrite
Outro agente comum é a Escherichia coli que existe normalmente no intestino e pode contaminar a vagina ou a uretra sendo uma causa comum de infecção urinária.

Para prevenir sempre vale lembrar:  evite calças apertadas e sintéticas, procure não exagerar na higiene com produtos (sabonetes) muito fortes, ao fazer a higiene lembre-se de limpar de frente para trás  e... sempre use preservativo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário