sábado, 17 de janeiro de 2015

O envelhecimento e atividade física

Quem me conhece sabe que tenho tido a oportunidade de conviver com minha idosa e os que a circundam e daí surgiu a vontade de saber mais sobre o assunto.
A importância do exercício físico é de conhecimento de todos, mas o benefício destes aos idosos, muitas vezes passa despercebido.. Muitos estudos mostram sobre a importância do exercício físico  no idoso pois alem de ajudar a prevenir doenças mostram que pode melhorar a saúde dos que são frágeis.
Entre os benefícios temos:
·       Melhorar a força muscular,
·       A resistência
·       O Equilíbrio
·       A Flexibilidade
·       O tempo de reação

Assim com isso o exercício físico torna-se uma forma de postergar a impossibilidade de fazer coisas simples do dia a dia, como por exemplo subir escadas. Mas acho que um dos pontos fundamentais é a melhora do equilíbrio que ajuda a prevenir as quedas tão comuns.
Um ponto que deve ser lembrado é a auto estima. O Exercício físico feito com alegria , bem conduzido por um profissional competente da área de Educação física, ou em casos mais graves de fisioterapia são terão pontos positivos no envelhecimento e na manutenção da saúde.

Para os idosos ativos uma opção é a hidroginástica que alem de alegre traz benefícios igualmente, além disso por ser praticada em grupos aumenta os contatos sociais e melhora assim a atividade cognitiva.

Outra possibilidade muito boa é o Pilates principalmente os realizados com instrumentos, mesas e profissionais competentes.

Temos que lembrar que a prática de exercícios físicos regulares favorece a liberação de hormônios que proporcionam a sensação de bem –estar, diminuindo a depressão.


Se você não pode ter um personal físico ou ir a uma academia não deixe de fazer uma caminhada pela redondeza de sua casa.

Vamos lá mexa-se e faça seus velhinhos se mexerem....

Obs: Imagens retiradas de links da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário