quarta-feira, 26 de março de 2014

Distúrbios do sono

Devido a grande repercussão do post anterior resolvemos estender mais um pouco o assunto...
Entre os comentários que me fizeram diretamente estão dúvidas em relação a sonolência excessiva, estar durante o dia caindo de sono, pode significar que você está dormindo menos do que necessita ou seu sono não está sendo reparador e isso pode acontecer por várias causas como por exemplo a apnéia do sono,
A apnéia é a diminuição ou interrupção da respiração por segundos, as vezes é tão rápida que passa desapercebida, mas pode ser causa de vários despertares no decorrer da noite atingindo mais aos homens acima do peso e às mulheres após a menopausa, o que não quer dizer que não atinja outros, pois crianças, com problemas de amígdalas e/ou adenóides e respiratórios, podem apresentar. Pode então ser provocada por alterações anatômicas e pela alteração dos músculos da faringe. O envelhecimento pode provocar alterações neuromusculares que também podem acarretar a apnéia.  Para perceber é necessário que parentes observem nosso sono e observar se o sono é agitado e quantas vezes despertamos para urinar a noite o que podem acarretar até dificuldade de memória,raciocínio e até mesmo na sexualidade. Procurar um serviço que avalie com monitores, o que atualmente encontra-se em vários locais será de grande valia.
Como no caso da insônia, a higiene do sono pode ajudar no tratamento da apnéia, além do emagrecimento e em caso de indicação os aparelhos de pressão positiva ou até mesmo cirurgias.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Insônia um problema que atinge muitos brasileiros

Insônia

A insônia não é uma doença e sim um sintoma, sendo um dos problemas de sono mais comuns na população brasileira. Consiste na dificuldade de iniciar ou manter o sono ou de dormir de maneira não reparadora. A insônia ocasiona muitos sintomas durante o dia: a sonolência, sensação de cansaço, irritação, desânimo, mal-humor e até dor no corpo e alteração na memória são consequências  de uma noite mal-dormida.
Pode ser causada por vários fatores como:
·       a falta de regularidade nos hábitos de dormir,
·       o uso de substâncias que alteram o sono (cafeína, álcool, chá preto, nicotina, estimulantes etc..),
·       atividades que excitam nas horas prévias ao deitar (ex: ler um livro ou ver um filme estimulante e até exercícios físicos acentuados),
·       pensar em problemas em busca de soluções,
·       pensar nas atividades do dia seguinte.
O diagnóstico deve ser feito por exames e principalmente por uma boa anamnese (história da doença feita pelo médico) para tanto já existem clinicas e laboratórios do sono que avaliam e estudam estas alterações alem de outras como : ronco, apnéia do sono etc..
Conselhos que podem ajudar:
·       ter horário para dormir,
·       os exercícios físicos devem ser feitos durante o dia,
·       fazer uma atividade relaxante antes de ir para a cama ou mesmo nesta nos momentos que antecedem,
·       evitar dormir durante o dia,
·       evitar refeições fartas antes de ir para a cama,
·       modificação de pensamento – não se ver como vítima, por não dormir 8 horas, você pode necessitar de menos horas de sono com isso você pode ficar menos ansioso  e assim até dormir melhor, a calma é o melhor remédio,
·       se você tem muitas atividades a fazer no dia seguinte, não hesite em anotá-las em um bloco para não ficar pensando nelas com medo de esquecê-las,
·       um banho quente a meia luz com uma música suave pode ajudá-lo,
·       se os seus pés estiverem frios , não hesite em colocar umas meias,ou usar uma bolsa de água quente nos dias mais frios,
·       se o sono não vem de forma nenhuma , quem sabe seria bom escutar uma música e retornar a cama quando se sentir sonolento?
·       afaste os relógios,
·       e em último caso o uso de medicamentos indicados pelo seu médico.
Você pode lançar mão também de substâncias naturais como infusões de flor de laranjeira, tília ou maracujá que segundo muitos tomados 30 min antes de deitar podem ajudar. Outros tratamentos podem se fazer necessários para isso é necessário buscar ajuda ...

Pesquisando achei um algoritmo exibido no programa “Bem Estar” da Globo que achei que pode ajudar
link do programa:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/veja-dicas-para-combater-insonia-e-melhorar-qualidade-do-seu-sono.html 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Pollyana sinônimo de otimismo????


Quando eu era uma menina li um livro, ou melhor 2 : “Pollyana” e “Pollyana moça” que me nortearam por muitos anos e atualmente tinha caído no esquecimento. Hoje, ao escrever pedindo desculpas aos leitores que por ventura tivessem entrado neste blog parado, lembrei-me da história que por tantas vezes contei às pacientes e que elas diziam que com isso eu as ajudava aí resolvi contar aqui pois assim teria uma dupla finalidade... para vocês e para mim.
A história da menina Pollyana  ( de Eleanor H. Porter) conta que, quando da morte do pai que era missionário, tendo dez anos e já sendo órfã de mãe, foi morar com sua tia Paulina, uma solteirona rica e podemos dizer rabugenta.  Deste momento em diante transformações na pequena cidade começaram a ocorrer, pois a menina era só otimismo.  Daqui em diante vou simplificar o nome e me referir a ela como "Poliana", afinal posso me considerar íntima da personagem depois de tantos anos.  A Poliana nunca  deixou de praticar um jogo ensinado pelo pai: o jogo do contente  e esta é a moral da história — Procurar sempre olhar o lado positivo das coisas  frente às adversidades.  Lembro que tudo começou quando ainda residia com o pai que sendo missionário vivia em algum local distante, não tendo acesso a muitas coisas, por ocasião de um seu aniversário esperando receber uma boneca, ganhou uma muleta e o pai disse para a menina agradecer por não precisar delas. 
E assim começou a usar o “jogo do contente” e ao ir morar no sótão de sua tia começou a usar e ensinar o jogo espalhando otimismo na pequena cidade e melhorando o humor e a vida dos que a cercavam. Devido à filosofia da personagem, até hoje, o nome "Pollyanna" virou sinônimo para alguém otimista.
Para alguns isto parece uma besteira, mas posso garantir que ajuda a superar momentos difíceis, olhando ao próximo podemos valorizar nossa vida e desvalorizar nossos problemas e encontrar forças para ajudar aos que nos cercam.
Lembrando que o livro foi escrito por Eleanor H. Porter em 1913 e que seria muito bom, que literaturas deste tipo, voltassem ao convívio  dos jovens de hoje em substituição a tanto jogos e filmes de violência que andam por aí.

MEU DEUS DO CÉU.....

Hoje fui dar uma olhada no meu blog e percebi que ainda não tinha escrito nada este ano.... MEU DEUS DO CÉU.....  que vergonha!!!!
Devo desculpas a todos que por ventura entraram por aqui!! meu ano está atípico, para quem me conhece sabe que não sou dada a depressões, mas as vezes as coisas apertam e quase caímos lá...

O que posso dizer... vou tentar conversar com vocês, pegar inspirações em algumas situações do dia a dia...
Hoje minha inspiração é .. FAMÍLIA!!!  a importância da família para comemorar os bons momentos e para segurar as situações difíceis. Existem pessoas que mesmo longe são fundamentais para nós e que em determinados momentos gostaríamos de estar perto, dar uns apertos e uns abraços, acalentar e  dizer que as amamos, nem sempre é possível... e o pior é que as vezes estamos ao lado e não demonstramos todo o amor e afeto que temos. 

É gente parece que voltei, mas continuo em falta com vocês e prometo que vou recomeçar a escrever sobre ginecologia pelo menos uma vez por mes....
Abraços a tod@s