quarta-feira, 25 de março de 2015

25 de março

Refletindo...

A que corresponde o dia 25 de março?

  • A rua em São Paulo de comércio mais movimentado? Porque recebeu este nome? Em comemoração a primeira constituição brasileira.
  • Ao dia em que no Ceará comemoram o dia da Abolição da escravatura?
  • Ou para o Cristianismo o dia da Anunciação ?  Tudo isso  e muito mais...
Quando penso em Anunciação  lembro da alegria ou susto de muitas mães ao saber que estão grávidas, e o que tem isso a ver? Na Anunciação é comemorado como o dia em que Nossa Senhora soube que  seria mãe de Jesus Cristo e porque 25 de março? Porque esta data marca  exatamente 9 meses antes do Natal – Nascimento de Cristo.
O que tem isso a ver com obstetrícia?  Porque estive pensando que muita gente está se apressando em interromper a gravidez antes dos 9 meses e daí a necessidade de mais leitos em UTI neo-natal. Quando a interrupção ocorre realmente por risco materno ou fetal tudo bem, o problema é quando ocorre por futilidades ou conveniências de uma das partes: gestante ou médico...
E quanto a primeira Constituição? Seria muito bom que o respeito as pessoas e as leis fosse uma constante em nosso pais.
E pensar que a Abolição da escravatura no Ceará, ocorreu 4 anos e quase 2 meses antes da lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888. De lá para cá nem tudo mudou... muitos escravos ainda existem independente de cor ou raça em nossa sociedade, escravos de conceitos, regras, consumo etc..
Pensemos nisso....

sábado, 21 de março de 2015

21 de março dia da Síndrome de Down!

Hoje é o dia da Síndrome de Down!!!!
O que é a síndrome de  Down? É uma diferença genética. Ao nascer a criança nasce com um cromossoma 21 a mais que os outros. Então devemos considerar que não é uma doença e sim uma ocorrência genética!!!
As pessoas não são todas iguais apresentam algumas semelhanças físicas  como os lindos olhos amendoados, mas todos são únicos pois além de nossa herança genética temos características sociais, culturais, educacionais e familiares, como a maioria.
A pessoa vem sempre em primeiro lugar. Ter uma deficiência não é o que caracteriza o indivíduo. E falando em deficiência no caso da Sindrome o que existe é uma dificuldade intelectual e não mental.

E devemos lembrar que elas não são coitadinhas, elas estudam, brincam, se divertem  trabalham  como todos nós.
Procurando sobre o tema encontrei o site, que achei bem inspirador e que serviu de base para este post, vale a pena conferir:  http://www.movimentodown.org.br/wp-content/uploads/2014/06/Folder-Guia-para-jornalistas-arquivo-digital_bx.pdf  

quinta-feira, 19 de março de 2015

Corrimento

Corrimentos
Embora seja um assunto batido, acho que vale a pena reforçar algumas coisas...
Muitas vezes uma paciente chega dizendo ...
“Meu corrimento sempre volta”, ou  "Sempre tive corrimento”, ou ainda “Nunca fico livre de corrimento".
Isso me faz lembrar o tempo antigo quando as vovós falavam de “flores brancas” o que corresponde a um corrimento fisiológico, já que muitas vezes ele corresponde a transudatos  ou secreções ou mesmo muco dependendo do período do ciclo, mas para ser considerado  fisiológico não deve ter mal cheiro (odor),  nem manchar a calcinha e não causara ardor ou coceira(prurido). Sempre que algum destes sintomas acompanha o corrimento ele já não é “normal” devendo procurar um tratamento.
Então lembrando :
  • Nem todo corrimento é inflamação,
  • Sempre que houver odor fétido ou prurido pode ser infecção.
  • Não deve fazer preventivo quando com muito corrimento, pois este não é para diagnosticar inflamação.
  • O diagnóstico deve ser feito pelo seu ginecologista, que muitas vezes pode precisar de exames complementares.

Entre as causas mais comuns temos as infecções:
Candidiase –  corrimento branco , sem cheiro, causado por fungo , geralmente relacionada a umidade e a desequilíbrio imunológico, não é transmitida por Relação Sexual.
Vaginose bacteriana- corrimento branco meio líquido que apresenta mal cheiro (cheiro de peixe ) quando em contato com substância alcalina.
Clamídia- corrimento branco inespecífico
Tricomoníase – corrimento esverdeado ou amarelado, com muito cheiro ruim e espumoso. Causado pelo Trichomonas Vaginalis (parasita)
Gonorréia – corrimento amarelo-esverdeado que se acompanha de uretrite
Outro agente comum é a Escherichia coli que existe normalmente no intestino e pode contaminar a vagina ou a uretra sendo uma causa comum de infecção urinária.

Para prevenir sempre vale lembrar:  evite calças apertadas e sintéticas, procure não exagerar na higiene com produtos (sabonetes) muito fortes, ao fazer a higiene lembre-se de limpar de frente para trás  e... sempre use preservativo!!!

sexta-feira, 13 de março de 2015

Osteoporose, uma realidade, mais próxima do que você imagina.






   

A osteoporose é um dos males que atinge as pessoas de mais idade e preferencialmente as mulheres após a menopausa. Daí o interesse de ginecologistas pelo assunto, e a importância de fazer a Densitometria óssea.

A osteoporose ocorre devido ao desequilíbrio entre os osteoblastos e osteoclastos, os primeiros responsáveis pela osteogênese (formação óssea) e os segundos pela reabsorção óssea. É uma doença metabólica comum que tem como principal complicação as fraturas, que além de alterar a qualidade de vida, diminuem em muitos casos a sobrevida. 



                                   
   

Nas mulheres depois da menopausa pela deficiência de estrogênio os distúrbios metabólicos se tornam mais freqüentes, daí a importância de corrigir alguns vícios alimentares e adotar hábitos saudáveis com exercícios físicos e exposição solar no horário adequado. Muitas vezes além destas medidas gerais tratamentos se fazem necessários como, por exemplo, TRH (Terapia de Reposição Hormonal), Cálcio e inibidores da reabsorção óssea cuja importância já foi percebida pelos órgãos governamentais que já os incluíram na farmácia popular.
Mas não esqueça o melhor é procurar o seu médico e adotar hábitos sadios....
SEMPRE O MELHOR É PREVENIR!!!!