domingo, 13 de fevereiro de 2011

Puberdade

E  dando andamento ao ciclo da vida já vimos o parto, os cuidados ginecológicos  na infância e passamos a puberdade.
O que é puberdade? Qual a diferença entre puberdade e adolescência?
A puberdade é um período de transição do desenvolvimento humano que marca a passagem da fase da infância para a fase adulta. A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. Quando o corpo se desenvolve tornando-se maduro. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.
 Nesta fase, são observadas mudanças tais como: crescimento de pêlos pubianos, crescimento dos testículos e aparecimento das mamas ou seja desenvolvimento dos caracteres sexuais.
O início da puberdade é variável com a influência de vários fatores como:: a genética, a etnia (diferenças acentuadas entre culturas diferentes), do meio social e diversos outros fatores biológicos e culturais. Geralmente para o sexo feminino é entre os 9 e os 13 anos de idade e para o sexo masculino entre 10 e 14 anos de idade.
Assim podemos dizer que a puberdade é a fase em que ocorrem as mudanças do ponto de vista físico e biológico, enquanto a adolescência é a fase em que ocorrem as modificações bio-psico-sociais, sendo, portanto, bem mais amplas as transformações e mais difíceis de quantificar. Podemos dizer que algumas pessoas demoram bastante a sair da fase de adolescência... é aquele que dizemos que “cresceu, mas não amadureceu”
Procurando na internet encontramos vários blogs abordando o assunto por isso resolvemos resumir colocar aqui alguns conhecimentos práticos..
Quando o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos (ou masculinos) não ocorrem até os 14 anos o médico deve ser consultado e quando os caracteres sexuais aparecem antes dos 8 anos de idade também.
No desenvolvimento puberal feminino temos :
·         desenvolvimento das mamas, também chamado de Telarca
·         surgimento de pêlos nas regiões axilares (axila) e inguinais (pubianos) Também chamado de Pubarca
·         princípio do ciclo menstrual conhecido como Menarca 
·         expansão óssea da cintura pélvica (bacia); 
·         depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; 
Entre o aparecimento dos pelos e a menarca pode levar até 1 ano.


No menino, as transformações começam um pouco mais tarde, por volta dos 10 aos 12 anos e são muito mais demoradas que nas meninas. Os primeiros sinais dessa transformação são, basicamente, o aumento no tamanho dos órgãos genitais, o nascimento da barba e o aparecimento de pelos na região pubiana, nas pernas, nos braços e no peito. È quando temos o Estirão ou seja quando ocorre o crescimento em altura.




Não acredito que tenhamos que escrever demais para não ficarmos chatos assim se quiserem perguntar mais alguma coisa estejam a vontade.
No próximo capítulo abordaremos  adolescência a não ser que vocês solicitem outro assunto no intervalo... até lá

Um comentário: