terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Parto humanizado

Conforme o prometido ...

Sempre fui uma fã do Parto Natural. , ou parto psicoprofilático também conhecido por Parto sem dor, Psico-profilaxia Obstétrica, Parto Preparado, Método Lamaze ou Parto fisiológico.  É um método antigo pois “teve como pais Dick Read na Inglaterra (1929), que preconizava a abolição do medo do parto.  O método foi difundido em todo o mundo pela mão do Dr. Lamaze, obstetra francês de renome da década de 50”. ( fonte: http://www.partosemdor.com/prepospartoagua.htm )
O método de preparação psicoprofilático para o parto resume-se em 3 pontos principais:
Ø  Descondicionar os conceitos que estão errados e condicionar o que está certo, ou seja a respiração e o relaxamento voluntário .
Ø  Tornar conhecido o desconhecido, aumentando o limiar de sensibilidade à dor;
Ø  Ocupar o cérebro com o relaxamento voluntário através da concentração total e a respiração, para serem utilizados durante a contração uterina como um reflexo condicionado.
Ou seja, o que se pretende é condicionar a mulher a dar a luz sem dor através do descondicionamento dos reflexos negativos (dor e medo) e condicionamento dos positivos, da ocupação do córtex cerebral durante a contração uterina com o relaxamento e a respiração e aumentando o limiar de sensibilidade a dor. (fonte: http://preparir.wordpress.com/about )
Assim em vez do conceito de que PARTO é igual a dor, PARTO =contração que é ≠ de dor.

Já  o "Parto humanizado" não pode ser entendido como um "tipo de parto", onde alguns detalhes externos o definem como tal. A Humanização do parto ou de qualquer ação é um processo e não um produto que nos é entregue pronto. Assim o processo de humanizar seria  desenvolver a habilidade de olhar, no caso, para a gestante de forma mais atenta aos processos culturais, emocionais, psíquicos e espirituais envolvidos no parto e não apenas ao biológico. O processo de nascimento, o crescer, adolescer e tornar-se adulta, a vivência da gravidez, do parto, da maternidade, da dor, da morte e da separação são provas que inevitavelmente acompanham a existência humana e por isso devem ser consideradas e respeitadas no desenrolar de um evento natural e completo como é o parto. Assim busca entender o parto como uma situação fisiológica em que  interfere-se  pouco ou quase nada o seu desenrolar cabendo ao obstetra apenas corrigir alguma distócia ou alteração no decorrer do trabalho de parto que corresponderia a um percentual em torno de 20%.
Assim a metodologia envolve além de exercícios físicos, respiratórios e relaxamento, informação de conceitos essenciais de modo a facilitar o entendimento do processo do PARTO. Todo o conhecimento que é transmitido na preparação para o parto interfere no momento do parto. Trabalhar na criação de uma compreensão recíproca numa atmosfera de confiança, segurança e estima entre as pessoas envolvidas incluindo a participação, sempre que possível, do companheiro da futura mãe. 

Quem desejar mais informações o portal do ministério da saúde oferece um manual bastante interessante e gratuito: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/parto_aborto_puerperio.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário