sábado, 17 de janeiro de 2015

O envelhecimento e atividade física

Quem me conhece sabe que tenho tido a oportunidade de conviver com minha idosa e os que a circundam e daí surgiu a vontade de saber mais sobre o assunto.
A importância do exercício físico é de conhecimento de todos, mas o benefício destes aos idosos, muitas vezes passa despercebido.. Muitos estudos mostram sobre a importância do exercício físico  no idoso pois alem de ajudar a prevenir doenças mostram que pode melhorar a saúde dos que são frágeis.
Entre os benefícios temos:
·       Melhorar a força muscular,
·       A resistência
·       O Equilíbrio
·       A Flexibilidade
·       O tempo de reação

Assim com isso o exercício físico torna-se uma forma de postergar a impossibilidade de fazer coisas simples do dia a dia, como por exemplo subir escadas. Mas acho que um dos pontos fundamentais é a melhora do equilíbrio que ajuda a prevenir as quedas tão comuns.
Um ponto que deve ser lembrado é a auto estima. O Exercício físico feito com alegria , bem conduzido por um profissional competente da área de Educação física, ou em casos mais graves de fisioterapia são terão pontos positivos no envelhecimento e na manutenção da saúde.

Para os idosos ativos uma opção é a hidroginástica que alem de alegre traz benefícios igualmente, além disso por ser praticada em grupos aumenta os contatos sociais e melhora assim a atividade cognitiva.

Outra possibilidade muito boa é o Pilates principalmente os realizados com instrumentos, mesas e profissionais competentes.

Temos que lembrar que a prática de exercícios físicos regulares favorece a liberação de hormônios que proporcionam a sensação de bem –estar, diminuindo a depressão.


Se você não pode ter um personal físico ou ir a uma academia não deixe de fazer uma caminhada pela redondeza de sua casa.

Vamos lá mexa-se e faça seus velhinhos se mexerem....

Obs: Imagens retiradas de links da internet.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Retomando ... 2015 está aí...

No inicio do meu blog publiquei “Nascer, crescer, amadurecer, reproduzir envelhecer enfim viver... e depois morrer eis o esperado por todos... o problema é que nem sempre as coisas ocorrem nesta ordem...
Tenho pensado muito na vida e na morte. Estive afastada do blog por motivos pessoais, mas não parei de pensar no que escrever. Tendo vivenciado um perda grande parei para pensar nesta citação ...
Muitas vezes por acidente ou doença as ordens se alteram e nos surpreendemos com os rumos que a vida pode tomar, sofremos, mas temos que seguir em frente.
Espero que em 2015 eu consiga ser mais participativa em meu blog e colaborar com minhas ou meus leitoras(es).
Tentando entender a perda de entes queridos me deparei com vários sites, mas um me chamou atenção com várias crônicas que nos fazem pensar.
Dois enfoques diferentes sobre o tema.
Deixo aqui meu abraço e devo ainda este mês retomar meus post. (pelo menos 1 por mês kkkk)