domingo, 8 de setembro de 2013

Filmes, época , diferenças culturais

Seguindo a indicação de uma ex- paciente (grande amiga), que mesmo a distância lembrou de mim, vi um filme " Histeria". Achei muito legal, divertido e imaginando um ginecologista atual comparando com o antigo... HILÁRIO!! sem dúvida o atual seria preso e as pacientes processariam.... Naquela época mulher não tinha vez no prazer, na vida profissional e cultural. Muito engraçado ver o enfoque da patologia HISTERIA como era vista na época, comparando  com o momento atual e como era vista enquanto eu era estudante de medicina. . E o tipo de tratamento sem dúvida se aplicado na atualidade ... valeria no mínimo alguns anos de cadeia.
             "Histeria (do francês hystérie e este, do grego στέρα, "matriz"). O termo tem origem no termo médico grego hysterikos, que se referia a uma suposta condição médica peculiar a mulheres, causada por perturbações no útero, hystera em grego. O termo histeria foi utilizado por Hipócrates, que pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebroSegundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisiacegueirasurdez, etc. Pessoas histéricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo. Foi intensamente estudada por Charcot e Freud. (Wikipédia)"

 Com o tempo e com a emancipação feminina a concepção da patologia mudou e foram observados vários ângulos relacionando com a sexualidade e com a ordem social. Atualmente as mulheres podem fazer pleno uso de sua sexualidade, assim como das habilidades intelectuais e culturais atuando de forma livre e independente. Se observarmos outros ícones seja do Cinema ou da TV como o seriado “Sex and the city” (que depois originou os filmes do mesmo nome) em que se observam quatro amigas bem sucedidas profissionalmente e de aspecto físico bem considerado, que no dia a dia não se encontram do ponto de vista de relacionamento. Outro aspecto observado atualmente é a cultura do “corpo” que seja perfeito, desejável e fonte de admiração. O que manda é a aparência e não o sentido (o ser)... servindo então como fonte de frustrações ( não consigo nada porque não tenho um corpo belo??? Ou tenho a admiração porque sou bela!!!). Então as frustrações atuais diferenciam-se das antigas, mas podem também levar a patologias psicológicas, só que agora não mais como privilégio feminino (embora ainda predominem na mulher), mas também nos homens, pois tem que conviver com cobranças inclusive de desempenho profissional, intelectual, físico e sexual. Enfim as insatisfações continuam, só que com um aspecto diferente do descrito no filme objeto deste post “Histeria”.

4 comentários:

  1. Eu tinha certeza que ias adorar!!! Eu ri muito e também fiquei imaginando se hoje em dia as seguradoras iriam se negar a pagar pelo 'tratamento'... será que só uma consulta por mês ia ser suficiente? hehehehe
    Incrível como as coisas mudam tanto em tão pouco tempo!
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Lívia ... imagina um médico fazendo este tratamento... sem condições... ia dar cadeia no mínimo... ainda bem que as mulheres evoluíram e agora podem se realizar..

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Exclui este comentário, pois meu blog, não tem por objetivo atender consultas deste tipo e sim comentários e sugestões de temas que desejar.
    Att

    ResponderExcluir