quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pais e filhos: presença ou presentes????

Pais e filhos
Um dia li que “O único amor incondicional que existe é entre pais e filhos” não lembro onde, mas hoje às vezes penso que não é assim, muitos pais não tem este amor pelos filhos e vice-versa. Sempre encontramos pais que não assumem responsabilidades, contudo hoje os filhos com pais presentes que cuidam e zelam pelos filhos está cada vez menor. Cada vez mais observamos pais que vivem em busca de um materialismo esquecendo que as pessoas não se medem pelo que tem e sim pelo que são e ao serem pessoas consumistas sempre valorizando os bens materiais acabam por serem exemplos para os filhos e criando-os materialistas. Os pais, às vezes, compram o amor dos filhos e não enxergam que carinho dos filhos não se compra, ao dar carinho para seu filho, fazer-se presente e negar alguns bens de consumo pode se mostrar mais amor e conquistar mais seus corações.
A grande vantagem do ser humano é o “livre arbítrio” a nossa capacidade de escolher entre uma coisa e outra é que nos faz livres, e como adquirimos esta qualidade? Através dos limites e frustrações que a vida nos reserva. Se os pais dão tudo aos filhos como eles vão aprender a escolher? Assim é muito importante que criemos nossos filhos com carinho, com limites e ensinado que nem tudo é possível.
Não quero parecer que sou saudosista e que acho que tudo de antigamente era certo, mas os pais não tinham medo de agir como pais, mesmo que às vezes cometessem excessos por seu comando e energia, nem tanto a um nem tanto a outro, nem tão rígidos, nem tão permissivos, é necessário que desempenhemos nosso papel, pois somos os modelos de nossos filhos. Mas é sempre mais fácil corrigir um excesso do que superar uma ausência. Alguém pode mudar um modelo pobre ou insuficiente. Muito mais grave é não ter modelo.

Pensemos nisso ...

4 comentários:

  1. Tu fizeste tudo certinho... quero um dia poder dar aos meus filhos a mesma educação e valores que recebi...
    TE AMO!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que penses isso e o demonstres a cada dia com o carinho que nos dedicas... Tambem te amo, bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto! Ainda acredito muito neste amor incondicional de pai para filho. É certo que os valores mudaram e infelizmente para pior. Outro erro comum é pai dize que a escola tem que educar o filho. A educação, vem de casa. Só quem teve e passou bons exemplos pode ser capaz de escrever este texto. Parabéns

    ResponderExcluir