sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Diabetes


O que é o diabetes? É uma doença metabólica que cursa com o aumento dos níveis de glicemia (hiperglicemia) seja por falha na produção de insulina ou por falta de resposta a este hormônio pelas células, assim o diabetes é conhecido como tipo 1 no primeiro caso ou tipo 2 no segundo. Os sintomas mais fáceis de perceber  são:  muita sede, muita fome e urina frequente e volumosa. Existe também o diabete gestacional em que a hiperglicemia surge na gravidez  e pode significar uma tendência futura.
Que as alterações dos níveis de  glicemia devem ser investigadas como prevenção do diabete é de conhecimento de todos, mas atualmente as tendências atuais são de pesquisar a hemoglobina glicosilada (HbA1c) como forma de diagnosticar o pré-diabetes. Níveis de HBA1c igual ou superior a 6,5 fala a favor de diabetes e valores entre 5,7 e 6,4 indica pré-diabete podendo assim facilitar o tratamento ou prevenção do diabetes e suas complicações.


 Os problemas do diabetes são as complicações decorrentes da enfermidade que atingem vários aparelhos como o circulatório (lesões dos vasos ) favorecendo os problemas Cardiovasculares, os Acidentes Vasculares Cerebrais e o problemas circulatórios periféricos (úlceras de pés) . Como atinge a circulação inclusive aos capilares que são aqueles vasinhos micro, pequeninhos  pode ocasionar hemorragias em fundo de olho que chamamos de retinopatia diabética o que leva a cegueira. O aparelho renal também pode ser lesado – Nefropatia diabética ou podendo levar a doença crônica renal com necessidade de diálise.
Como nosso objetivo é de apenas alertar e não de escrever um artigo de diabetes vamos terminando por aqui sugerindo que ao consultar seu médico solicite que ele inclua o pedido da Hemoglobina glicosilada que é melhor para a percepção do pré-diabete e se este for diagnosticado podemos adotar mudanças de hábitos de vida e alimentares que vão nos ajudar na prevenção.

links interessantes:
http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/perguntas-e-respostas
http://portal.saude.gov.br/PORTAL/SAUDE/AREA.CFM?ID_AREA=1739
http://en.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus

Um comentário: