sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Conversando com as mulheres e com os homens também...
Meninas e meninos,  resolvi escrever um pouco como se estivesse dialogando com vocês.
Nascemos, crescemos, nos tornamos adolescentes depois namoramos, casamos ou não e reproduzimos os passos de nossas mães ou nossos pais, tornando-nos mães ou pais e mulheres ou homens,  tendo nossas alegrias e tristezas no decorrer de nossas vidas.
Então pensei: o que precisamos para sermos felizes? seria uma bolsa? uma blusa ? um sapato? ou quem sabe umas botas? ou um carro último tipo? será? não, NÃO! Não precisamos de muitas coisas materiais, é claro que alguma coisa é necessário, mas não tudo o que a sociedade de consumo nos oferece e nos leva a desejar, o que realmente precisamos e de SAÚDE, AMOR e PAZ.  O amor devemos entender no sentido amplo: de parceria, de amizade, de companheirismo, de fraternidade, de maternidade, de paixão, pois é o amor que vai nos acompanhar nos momentos em que nos sentimos envelhecendo, quando a saúde possa começar a faltar ou quando perdemos nossos entes queridos e nossa família começa a se desmembrar pois os filhos crescem e saem do ninho, tal qual os passarinhos aprendem a voar... o que seria de nós se não fossem os amigos, aqueles com os quais nos reunimos, trocamos idéias, confidências e piadas, enfim nos acompanham nos momentos difíceis e alegres. Enfim meninas e meninos precisamos dos AMIGOS!!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Constipação intestinal

"Meu intestino é preso, não resolve fácil" esta é uma expressão que escuto várias vezes no consultório.

A Constipação intestinal também chamada de  prisão de ventre está muito relacionada à alimentação, mas também está relacionada a nossa cabeça. Ao invés de ficar tomando laxante quando necessário, você deve se habituar a tomar mais água, comer mais frutas (com as peles), legumes e verduras, além de praticar exercícios aeróbicos. Se tomar um suco não o coe. Os laxantes só devem ser usados quando a situação estiver estabelecida, mas nunca como rotina.

O grande problema feminino é não atender o chamado de seu intestino: ESTÁ COM VONTADE- VÁ AO BANHEIRO, não deixe para depois, pois aí sim começa a dificuldade. Outro fator que influencia é a VERGONHA, esta mania que as mulheres tem de não ir a lugares estranhos a sua casa... lembrem-se que evacuar é uma necessidade fisiológica e que não existe alguém que não o faça, assim ... quando sentir aquela vontade de ir- VÁ.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Autoestima e Qualidade de vida!


Autoestima e Qualidade de vida!
O que é a auto estima? É o que eu penso sobre mim, como me vejo em relação a mim mesmo, aos outros ou que lugar ocupo. Este conceito desenvolvemos desde a infância com a convivência com nossos pais , familiares, amigos e depende de como interagimos com estes.
Vamos valorizar o hoje e o agora e curtir as coisas ( e os amores) que temos.  Aceite-se como ser humano, ou seja com defeitos e qualidades, capaz de errar e de reconhecer os erros. Reconhecer nossos erros é o mais dificil e é aí que nos superamos. Lute pelo que voce quer, mas sem perder o foco na realidade e sem passar por cima dos outros. Seja coerente como que voce acredita, não falseie a verdade para vender uma imagem aos outros que não corresponde ao que você é. Fundamentalmente ACREDITE NAS SUAS POTENCIALIDADES E NOS SEUS VALORES!!! VOCÊ É IMPORTANTE!!!!
Lembre-se que a felicidade não está na beleza, na perfeição assim aprenda a conviver com seus defeitos fisicos ou se o problema for interior,  emocional busque ajuda. Valorize seus pontos altos, dê a devida importância aos detalhes que fazem a diferença. Escute o que seus amigos falam de positivo e ensurdeça aos negativos pois assim poderá ver a vida por uma ótica mais alegre.
Seja a sua melhor amiga, avalie suas qualidades, defeitos e limites identificando o que pode mudar e o que não deve mudar, aceitando o que não pode ser alterado. Não adianta ser muito critica, faça o que melhor puder, mas sem infernizar sua vida.
Busque Qualidade de vida... Segundo a Organização Mundial da Saúde qualidade de vida: “É a percepção da pessoa, da sua posição na vida, no contexto de cultura e sistema de valores, nos quais ela vive e em relação aos seus objetivos, expectativas e preocupações”. Então é isso que devemos buscar... o BEM ESTAR buscando disposição, equilibrio emocional e felicidade, mudando hábitos e comportamentos inadequados pois só assim podemos prevenir futuras doenças e buscar  o referido BEM ESTAR