sábado, 4 de agosto de 2012

SEXUALIDADE




SEXUALIDADE

Nem sempre a mulher está preparada para conversar sobre suas dificuldades sexuais, mas ela deve lembrar que aquilo que não falamos muitas vezes cresce e adquire dimensões astronômicas assim se você ou sua amiga tiverem alguma dúvida ou dificuldade procurem esclarecer com seu médico.

Entre as dificuldades comuns podemos citar a falta de interesse pela atividade sexual ou dificuldade para excitação ou orgasmo.

Quando houver um motivo aparente, que pode ser ocasional, é fácil de perceber e quiçá corrigir ,por exemplo : morando em uma casa pequena com a presença de visitas ou crianças nas proximidades do ambiente, ou sem isolamento acústico adequado, problemas estes pequenos se forem transitórios, mas que as vezes podem perdurar e causar uma dificuldade ao casal sem no entanto ser uma patologia.

O maior problema é quando não identificamos os fatores que levam as dificuldades na sexualidade.

Importante é procurar conhecer um pouco mais da Sexualidade. Podemos dizer que a RESPOSTA SEXUAL constitui-se de várias fases: uma fase que é o desejo que seria antecessora da Resposta sexual propriamente dita, pois é nesta fase que surgem as sensações que tornam a pessoa receptiva a experiências sexuais. Esta fase foi descrita por Helen Kaplan como uma fase central e foi posteriormente incluída junto as fases de MASTER & JOHNSON que descrevia as fases como sendo Excitação, Platô, Orgasmo e Resolução (fases genitais). Da combinação dos dois estudos resultaram as 4 fases da relação sexual:

1. fase do desejo sexual: consiste em fantasias de ter alguma atividade sexual, através de imagens ou sensações corporais a respeito de ato sexual, e o desejo de realizar um ato cuja descarga seja através de genitais. A excitação sexual depende de um histórico satisfatório de relações sexuais prévias;

2. fase da excitação sexual: é acompanhada de alterações de forma, volume e da sensibilidade dos genitais, assim por exemplo nesta fase na mulher ocorre elevação do útero, alongamento e lubrificação da vagina, separação e elevação dos grandes lábios e aumento dos pequenos lábios e no homem elevação dos testículos espessamento do escroto e ereção.

3. fase orgástica: corresponde ao ápice do prazer sexual; marcada pela ejaculação masculina e por contrações vaginais e uterinas na mulher. Nesta fase ocorrem modificações sistêmicas como aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e aumentam os movimentos respiratórios.

4. fase da resolução: ocorre após um ato sexual prazeroso, em que aparece um relaxamento muscular generalizado Cabe lembrar aqui que no homem existe o período refratário cuja duração é variável de pessoa a pessoa e que na mulher podem existir orgasmos múltiplos.

Em qualquer destas fases podem ocorrer disfunções que podem ser devidas a várias causas e para tentar entendê-las nada melhor do que conversar com seu médico pois pode ser simplesmente um efeito colateral de alguma medicação ou de alguma situação de estresse.




Um comentário:

  1. Oi, Adorei o texto , apesar de toda a evolução, muitas mulheres ainda não entende e nem falam sobre a sua sexualidade, adiar este entendimento permite o surgimento dos vazios.....
    Eloana

    ResponderExcluir