quarta-feira, 2 de maio de 2012

Voltando a falar de menstruação...


Voltando a falar sobre ciclo menstrual...
Quando o ginecologista pergunta quando foi a sua última menstruação, ele não está sendo indiscreto ele  quer saber quando foi o primeiro dia da última menstruação pois com isso pode reconhecer vários  problemas ginecológicos que estão relacionados à menstruação e o diagnóstico depende desta simples resposta.

Assim distúrbios menstruais podem indicar muitas coisas sendo a mais comum e natural...  a falta da menstruação pela GESTAÇÃO,  mas além da gravidez alterações do ciclo podem indicar alterações de ovários e outras glândulas como tiróide, hipófise e mesmo problemas emocionais .
Mas dentro da normalidade temos que considerar que nosso corpo não é matemático, assim pode apresentar pequenas alterações no intervalo e na duração dos ciclos menstruais. Um ciclo pode durar entre 22 a 35 ou até mesmo 40 dias, sem nem por isso significar que está alterado.  Quando se fala em ciclo padrão de 28 dias, é só para poder entender e não quer dizer que se você menstrua de 25 em 25 ou de 32 em 32 dias está errado.
 Quando seu ciclo é regular e de repente atrasar aí sim você vai pesquisar o porque.  Pequenos atrasos e adiantamentos podem ser normais, mas se você não estiver utilizando um método anticoncepcional pode ser o primeiro sinal de gestação, afastada esta gestação seu ginecologista vai avaliar se é ou não razão para se preocupar.
Assim quanto à intensidade de fluxo e duração, dizemos que se for em muita quantidade como uma hemorragia ou se exceder a 7-8 dias devemos procurar um médico. No caso de hemorragia mais causas podem ser responsáveis, por exemplo : miomas, distúrbios de coagulação, anemias etc.
É claro que vários fatores serão avaliados pelo seu médico, por exemplo, sua idade, há quanto tempo menstrua, se houve alguma mudança em sua vida... e por aí afora.

Resumindo antes de se apavorar procure seu ginecologista e esclareça suas dúvidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário