segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Quem ama educa

Içami Tiba
Neste mês de agosto perdemos um médico educador com mais de 40 anos de trabalhos com educação e livros ensinando pais e filhos, sem dúvida Içami Tiba deixa um legado.
Ele dizia que educação era preparar para a vida e que aprendemos até com nossas experiências, somos aprendizes natos e os educadores só devem nos ajudar a direcionar nossa aprendizagem para bons hábitos e condutas, para saberes úteis e valores elevados. Todos somos aprendizes e educadores.
Não existem pais que não queiram acertar na educação dos filhos. Para isso é preciso AMAR. Devemos lembrar que é muito mais prazeroso e menos trabalhoso permitir que os filhos façam o que tiverem vontade de fazer sem cumprir com suas obrigações, mas é preciso muito AMOR  para se exigir que os filhos pratiquem o que aprenderam, que corrijamos os erros de nossos filhos desde a mais tenra  idade. Não é porque são uma gracinha que não devam ser repreendidos e corrigidos com firmeza.  Corrigir e/ou repreender não é bater ou ser violento ou estúpido, é sim explicar as conseqüências dos seus atos por menores que sejam.  Pais e educadores não devem exigir ou ameaçar o que não podem cumprir.
 Muitas vezes podemos apreender com os filhos, por exemplo, um conteúdo que não existia em nossa época de estudos ou por não ter tido a oportunidade de estudar, o que devemos é estar abertos para estas oportunidades e isso em qualquer idade.
Enfim dizeres como quem Ama Educa me levam a lembrar sempre de Içami Tiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário