terça-feira, 27 de maio de 2014

Semana Internacional da Tireoide: vamos falar um pouco sobre esta glândula.


Estamos na Semana internacional da Tireóide então vamos falar um pouco sobre ela, A semana vai de 25 de maio a 31 de maio deste ano. E devemos estar atentos a doença da tireóide por várias razões: Câncer, autoimunidade , infertilidade, ansiedade e depressão e deficiência de iodo são algumas delas.
Irritação, nervosismo cansaço, ondas de calor, palpitações, sudorese e alterações de peso são alguns dos sintomas que podem sugerir além da menopausa alterações de Tireóide.

Mas o que é a Tireóide? É uma glândula localizada no pescoço em sua face anterior, pesa aproximadamente 15 a 25 gramas e tem um formato de borboleta. Tem funções importantes em vários órgãos, além de interferir no crescimento e desenvolvimento de crianças, mas do ponto de vista ginecológico ela é importante pois regula os ciclos menstruais, a fertilidade e o peso(sua disfunção pode ser causa de amenorréia e outros problemas ginecológicos). Também é importante na memória, concentração, humor e no controle emocional.è responsável pela produção dos hormônios T3 (Triiodotironina) e T4(Tiroxina) e suas alterações podem ser para mais – hipertireoidismo ou para menos hipotireoidismo. O Iodo é o principal componente na produção dos hormônios da Tireóide por isso que sua deficiência pode acarretar problemas em todas as idades, inclusive no desenvolvimento fetal.

Quando a produção hormonal é diminuída  temos o Hipotireoidismo em que podemos perceber uma desaceleração dos batimentos cardíacos, constipação intestinal,alteração da memória, dores articulares e musculares, ganho de peso, sonolência, cansaço em demasia, depressão e até mesmo alteração nos níveis de colesterol. Pode causar alteração no crescimento quando ainda estiver nesta fase.

Quando a produção estiver aumentada temos o Hipertireoidismo. Neste caso então ocorre tudo ao contrário do acima referido. Tudo se acelera: o coração dispara(Taquicardia) o intestino solta e a agitação toma conta da pessoa , que fala demais, é efusiva gesticulando muito e aparece a insônia.

Quando está aumentada de volume é o que chamamos de Bócio. E pode ser diagnosticado pelo exame físico, que também vai servir para  detectar os Nódulos na tireóide, muitas vezes assintomáticos e bastante freqüentes, mas isso não significa que sejam malignos apenas 5% o são.

Em todos os casos e alterações o médico responsável pelo acompanhamento é o Endocrinologista, assim se você perceber alguma destas alterações procure um....

2 comentários:

  1. Linguagem simples e muito esclarecedor! Grata! Elci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então fico satisfeita de atingir meu público alvo!!! eu que agradeço tua atenção

      Excluir