domingo, 7 de abril de 2013

7 de abril dia Mundial da saúde!!!


7 de abril dia Mundial da saúde!!! Hoje é o dia Mundial da saúde!!! 

É o dia do compromisso com a prevenção, a busca pela saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS)  escolheu a hipertensão arterial como tema deste ano!!!!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada neste dia em 1948, como um braço da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de criar esforços internacionais para prevenir e controlar surtos de doenças. Para a OMS Saúde é um estaco de completo bem estar físico, mental e social, o que embora difícil deve ser buscado.

O tema deste ano HIPERTENSÃO ARTERIAL (HA)  é sem dúvida de suma importância e atinge uma grande massa da população mundial e pode levar a problemas sérios como doença cardiovascular (DCV), Acidente Vascular Cerebral (AVC) ente outros problemas sérios. Lembremos que como já dissemos atinge  um amplo número de pessoas e o mais importante é muitas vezes SILENCIOSA  podendo passar desapercebida, então para combatê-la deve ser pesquisada assim colegas NÃO ESQUEÇAM DE MEDIR OS NIVEIS TENSIONAIS e pacientes procurem se conscientizar  e procurar aderir os tratamentos e cuidados preventivos adotados no caso de serem portadores da HA.   
  • A pressão arterial normal é aproximadamente 120/80 mm Hg, podendo variar para cima ou para baixo.
  • O primeiro número representa a pressão quando o coração se contrai - pressão sistólica.
  • O segundo número representa a pressão quando o coração relaxa – pressão diastólica.
  • Pressão arterial maior que 140/90 mm Hg é considerado alto.
A pressão arterial pode se elevar com alguns fatores transitórios como: exercício, fumar, emoções entre outros... Por isso é importante não determinar que sofre de Hipertensão com apenas uma medida, só a permanência dos níveis elevados.
Para controlar a pressão nos vasos sanguíneos muitas vezes necessitamos de medicamentos, mas além deles você precisa mudar seu estilo de vida.
Na maioria das vezes (em torno de 30%) pode ser, como já dissemos , SILENCIOSA, todavia é importante saber quais os sintomas podem indicar que ela está elevada. O principal é a cefaléia (dor de cabeça), contudo muitos outros podem surgir: Tonturas, sangramentos pelo nariz  ou na urina, náuseas, cansaço, problemas visuais, dores no peito ou mesmo irregularidade dos batimentos cardíacos.
A HA pode ser a que chamamos de  ESSENCIAL (na grande maioria das vezes) – quando não determinamos a causa, geralmente associada a estilos de vida irregulares ou outros fatores. Ela  (a HA) pode ser também SECUNDÁRIA, neste caso tem uma causa determinada como por exemplo: gravidez, doenças hormonais , renais etc..
Entre as causas temos: fumo, obesidade, sedentarismo, diabetes, ingestão elevada de sal ( um costume bem brasileiro), estresse, consumo elevado de álcool, alguns medicamentos (por ex. hormonais) entre outras.
Por isso não esqueçam todos ( e quando digo todos incluo os adolescentes) devem medir sua pressão arterial com regularidade e cuidar seu estilo de vida atentando para as causas já citadas. Procure alimentar-se corretamente com uma alimentação colorida que inclua legumes, verduras e frutas, evite as bebidas alcoólicas em demasia e procure exercitar-se. Fuja das situações estressantes sempre que possível e lembre-se que PROBLEMAS QUE NÃO TEM SOLUÇÃO NÃO DEVEM OCUPAR SUA MENTE.


2 comentários:

  1. ``PROBLEMAS QUE NÃO TEM SOLUÇÃO NÃO DEVEM OCUPAR SUA MENTE``
    Essas serao palavras muito importantes pra mim a partir de agora, que eu vou repetir como um mantra diariamente...
    Abraçao!

    ResponderExcluir
  2. esta é uma verdade, que muitas vezes esquecemos e ficamos pensando nestes problemas insolúveis, que quanto mais pensamos mais insolúveis parecem, assim, muitas vezes ao deixar de pensar neles, podemos encontrar a luz no fim do túnel. abraços

    ResponderExcluir