segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vamos regar nossas plantinhas


Em outro momento falei do conceito de sexualidade onde falei sobre as diferenças entre genitalidade e sexualidade  ( O que é sexualidade??? post de fev de 2011) hoje pensando achei que cabia dar uma ressaltada na importância deste tema. Como já falamos está ligada aos planos bio-psico-social e assim podendo ser afetada por várias situações. Se você está com problemas sejam estes econômicos, morais, amorosos ou físicos sua sexualidade sem dúvida sofrerá e pode ser alterada. Lembre-se que, assim como falamos em relação aos meninos e meninas, o mesmo se aplica aos adultos: masculinos e femininos. As mulheres tendem a procurar conversar, buscam ajuda seja com sua (seu) médica (o) ou com uma psicóloga ou com uma amiga através do desabafo e quiçá de tratamento se isso for necessário, pois tem mais facilidade de falar. Para os homens isso pode ser mais difícil, pois eles tem mais dificuldade de se abrir e falar de seus problemas, negando-os muitas vezes. Muitas vezes o homem é refém da imagem de “super-homem” e acaba sofrendo inconscientemente.

O ideal é que o casal consiga abordar estes temas entre si com tranqüilidade, sem cobranças, pois assim buscará a resolução das dificuldades inerentes a todo relacionamento. Costumo dizer às minhas pacientes que “comer feijão todos os dias enjoa, assim é sempre bom uma  vez ou outra fazer uma feijoada” ou seja colocar tempero na relação, não esquecer dos carinhos, das palavras amáveis, dos joguinhos ou seja dos entretantos  que preparam para uma relação sexual perfeita. Observa-se que muitos estão perdendo essa fase do namoro passando direto para o ficar, transar, sem nenhum carinho e isso acaba esvaziando  o relacionamento.

Mesmo após anos de convívio o amor é vivo e por isso precisa de cuidados, como uma planta deve ser regada, ou como um cachorrinho receber agrado. A troca de carinho é fundamental. Toda vida, toda relação necessita de cuidados de ambos para sobreviver.

Então pessoal não esqueçam de regar a plantinha que é o relacionamento de cada um.... mesmo quando a família já está formada.

Foto http://janicepradofotografia.com.br/

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Saúde em tempo de renovação politica


Tenho pensado bastante sobre a situação da saúde... pela Organização Mundial da Saúde  saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças  está definição é polêmica, pois sempre parece inatingível, mas embora utópica serve para estimular a prevenção  a ser adotada  em todos os serviços de saúde. Outras definições que consideram apenas a ausência de doença ou o “bem funcionar de um organismo como um todo” (Kass 1981) ou ainda um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais (Nordenfelt2001), são também úteis pois passamos a ver a saúde como um recurso para nossa vida, não o objetivo dela, pois assim podemos cobrar dos serviços de saúde muito mais que o tratamento de doenças e sim o prover de atitudes que possam atender o individuo e o grupo como um todo.
A todo o momento ouvimos notícias culpando aos médicos por tudo, não é meu objetivo defender os colegas, pois em todas as classes tem os bons, os medianos e os ruins, mas quando entro em um hospital (ou mesmo nos postos) e vejo as condições de trabalho dos colegas e dos demais profissionais da área da saúde eu os considero heróis.  A falta é geral, falta tudo desde espaço físico, condições até profissionais, assim  estava lendo um editorial no BMJ e li o seguinte: "Se o governo quer ver um serviço de saúde permeado pelo cuidado, compaixão e respeito que todos nós queremos para aqueles que amamos, então deve prestar muito mais atenção para a importância de demonstrar as mesmas qualidades em seu tratamento de saúde da linha de frente do pessoal . " (Iona Heath)  Foi então que resolvi escrever minhas angústias pois como responsável  por um blog que pretende ajudar as mulheres não posso deixar de registrar as questões políticas também.
De acordo com  a OMS os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa. Estamos em fase de início de governo municipal, hoje começam as pesquisas de opiniões para levantar as necessidades de nossa população esperamos que, nosso novo prefeito e sua equipe, consigam enxergar este conceito amplo. Vendo que isso inclui: educação, saneamento, limpeza urbana, além é claro de postos e hospitais com adequação ao aumento da população.
Não podemos esquecer-nos de lembrar que a remuneração de qualquer profissional deve ser digna e suficiente para que ele não precise de vários empregos para conseguir uma renda que lhe permita ter uma vida honrada conforme seus sonhos na época de universitário.
Assim então queremos desejar a nova equipe inspiração, vontade, e honestidade na busca de soluções para nossa cidade.




sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval

Foto: Janice Prado fotografia

Carnaval!!!!  cuidado ... se beber não dirija e se beber não esqueça da camisinha... as DST e as gestações não planejadas estão as espreitas... 
Lembro do tempo em que fazia obstetrícia em que se percebia um claro aumento nas gestações nesta época, então lembrei porque não fazer um post lembrando a todos da importância de brincar o carnaval com responsabilidade???  
É isso aí gente...

BOM CARNAVAL A TODOS!!!!