segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DISMENORRÉIA PRIMÁRIA (Cólica Menstrual)

Dismenorréia é a cólica menstrual, que na verdade é uma dor cíclica associada aos ciclos ovulatórios sem  outras  alterações. Caracteriza-se por ter inicio logo após a menarca (alguns meses ou até 2 anos após), Acredita-se que a dor ocorra por contrações uterinas, gerando as conhecidas cólicas provavelmente provocadas pelas prostaglandinas; assim a dismenorréia primária está quase sempre associada aos ciclos ovulatórios.
Os fatores que possibilitam ou favorecem o aparecimento das cólicas podem ser desde uma passagem de tecidos através da colo, um orificio cervical estreito, um útero mal posicionado, como também uma vida sedentária onde a falta de exercíciosestá presente  e nas jovens em que se percebe uma ansiedade acerca do fluxo menstrual exacerbada. Geralmente, começa durante a adolescência e tende a diminuir com a idade e depois de uma gravidez. O legítimo quando crescer sara ou quando casar passa...
Quando a dismenorréia aparece depois de um tempo considera-se Adquirida ou Secundária. e geralmente é causada por uma patologia demonstrável.  Entre as causas temos:  a endometriose; uma adenomiose , ou secundário a uma conização, criocauterização ou termocauterização;  um pólipo endometrial também pode causar uma dor semelhante à cãibra. A doença inflamatória pélvica tambeém deve ser incluída no diagnóstico diferencial. Algumas vezes, não se consegue encontrar uma causa.
Sintomas e sinais
A dor é na maior parte das vezes semelhante a uma cólica ou cãibra, mas pode ser uma dor enjoada e constante e se irradiar para as costas ou pernas. Caracteriza-se por começar antes ou junto com a menstruação, pode atingir o máximo em  24h e na maioria das vezes diminui depois de 2 dias. Pode vir acompanhada de dor de cabeça, enjoos, e ateração do hábito intestinal. As vezes os sintomas da TPM (ver postagem anterior) podem permanecer  durante a menstruação.
Tratamento
Deve incluir um acompanhamento psicológico ou simplesmente medidas que tranquilizem a jovem de que a cólica pode ser normal. Muitas não necessitam de tratamento medicamentoso, mas quando elas forem fortes e prejudicarem o dia a dia deve procurar seu ginecologista para indicar o medicamento adequado. Um tratamento pode ser mais eficaz se for começar 1 ou 2 dias antes e terminar 1 ou 2 dias após a mesntruação. Se a dor persistir deve-se pensar nos anticoncpcionais orais. Repouso, sono  e exercícios regulares podem ajudar.

fonte: Manual Merck

Nenhum comentário:

Postar um comentário