sexta-feira, 6 de maio de 2011

Falando de tudo um pouco - Finanças pessoais

FINANÇAS PESSOAIS!!!!
           

Perdoem-me os que estavam esperando uma postagem de Ginecologia, mas hoje pensei em falar de DINHEIRO. É muito importante acostumarmos com o dinheiro, a noção de valor, de economia, de gasto desnecessário ... Assim hoje vou dedicar umas linhas a este tema.
Se você é criança, adolescente ou mesmo adulto e ganha mesada, ou se é profissional e ganha salário de qualquer forma acostume a NÃO gastar tudo que ganha, se guardar 10% do valor total terá uma reserva para um momento que precisar, as vezes, isso é difícil, mas lembrem-se se não der neste mês tente no seguinte. Faça um planejamento de suas finanças, separando em entradas(créditos) e saídas(débitos) e estas separe em despesas  fixas e variáveis pois assim poderá visualizar o que não é tão necessário, lembrando que o débito não deve ultrapassar o crédito, pois se tiver que lançar mão de outras fontes, como empréstimos somar-se-ão os juros e cada vez o buraco ficará maior. Um bom costume no inicio, para auxiliar a visualização, é anotar todos os gastos por menor que sejam, será mais fácil para escolher o que cortar e reconhecer os realmente necessários.
Compras- não as faça em um impulso, não vá ao comércio quando estiver ansioso ou deprimido pois nestes momento tendemos a gastar mais para compensar. Quando for comprar algo pense: preciso? para que? porque? devo? para quando? é o momento certo? não é mais uma porcaria que depois vai ficar sobrando em meu armário? ocupando espaço? Muitas vezes é melhor amadurecer uma idéia e comprar algo que realmente precisamos e é importante, mesmo que para isso tenhamos que economizar mais tempo.
Lembrem-se que crediário é dinheiro gasto, mesmo que seja em 10 vezes e de valor pequeno mas passará a ser mais um custo fixo mensal para os próximos meses. Como ninguém é de ferro, escolha uma data do ano para comprar algo e se dar de presente (por ex: aniversário) aí sim pode ser totalmente inútil.
Pais - não entrem nesta de dar dinheiro aos seus filhos a toda hora ( ex: pai me dá dinheiro para comprar uma revista? uma calça, um brinquedo, um cinema, um lanche, uma merenda etc.) isto representará uma conta enorme e não o ensinará a planejar, calcule dentro de suas posses o que pode dar e o que é adequado a idade e converse com ele sobre isso. Assim quando ele quiser algo ele terá que se organizar e juntar o dinheiro necessário para comprar o item desejado. É claro que existem itens essenciais que cabem aos pais prover, mas aqueles supérfluos... deixe para ele avaliar e se organizar...
Não sou economista, mas como diz o ditado de economista e de louco todo mundo tem um pouco... espera aí ou era de médico e de louco todo mundo tem um pouco??? mas como sou médica resolvi mudar o ditado... abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário