segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Infância e ginecologia- Cuidados com a higiene

A mãe ou babá não deve temer higienizar a vulva da menina, com cuidado deve limpar entre os grandes lábios, para evitar sinéquias, que são lesões nas quais os grandes lábios ficam acolados. A higiene deve ser feita sempre de frente para traz pois assim evita-se levar as bactérias da região perianal para a vagina e uretra. Deve-se secar bem (podendo usar o secador de cabelo na intensidade fraca para secar as dobras) e assim evitar o acumulo de umidade e desenvolvimento de fungos.
A criança ao crescer deve ser orientada como fazer sua própria higiene, limpando de frente para traz e ensinando que deve lavar após a evacuação.
As orientações sexuais para as crianças devem ser fornecidas a medida que forem sendo solicitadas. Nunca mentir, mas nada impede que se use pouca informação (muitas vezes a criança nem quer saber detalhes e não estranhe se estiver apenas lhe testando) e na dúvida procure-se as respostas em livros ou sites adequados ou mesmo um profissional habilitado.

Já dizia : K.Kraus (1874-1936)  “A Educação Sexual é justificada porque as meninas nunca vêm a saber bastante cedo como as crianças não vem ao mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário