domingo, 19 de junho de 2011

Climatério continuação...


Bem dando continuidade ao tema, temos optado por ir abordando em etapas para evitar de nos tornarmos cansativos e queremos reforçar que gostaríamos que colocassem comentários para que não deixemos dúvidas ...



Devemos recordar o ciclo menstrual ver a outra postagem e lembrar que com a época da aposentadoria do ovário temos alterações neste ciclo que vão desde a irregularidade menstrual até a total ausência de menstruação. As alterações hormonais do Climatério variam da diminuição apenas de Progesterona na primeira fase (pré-menopausa) até a diminuição de Estrogênio e progesterona  na pós –menopausa, e estes níveis vão oscilar e podem  provocar vários sinais e sintomas na mulher.  Os efeitos das oscilações hormonais vão desde hemorragias , irregularidades de ciclo (pré-menopausa) até amenorréia(ausência de menstruação), esterilidade, ondas de calor(fogachos), sudorese


Assim podemos referir algumas das modificações que ocorrem na mulher como: 
    • FADIGA 
    • VISÃO (presbiopia)
    • CABELOS (queda ou quebradiços)
    • DENTES (facilidade de gendivites)
    • OBESIDADE
    • URETRA (facilidade de inf. Urinárias)
    • MENSTRUAÇÃO (desde hemorragia até a ausência )
    • FERTILIDADE ( da dificuldade a incapacidade de reproduzir)
    • GENITAIS  E MAMAS (atrofias)
    • SEXUALIDADE ( esta poderá exacerbar ou diminuir)
    • ALTERAÇÕES PSÍQUICAS (nervosismo, tendência a depressão)





    É fundamental portanto prevenir que as modificações que possam aparecer transformem-se em sintomas de intensidade severa que alterem a qualidade de vida, assim qualquer que seja o tratamento indicado para o seu caso ele deve visar a QUALIDADE DE VIDA!!!!






    Ciclo menstrual

    Escrevendo sobre climatério percebi que não falei do ciclo menstrual  então...

     






      





    Assim se houver alguma alteração no seu ciclo menstrual procure seu ginecologista que poderá avaliar e lhe dar as melhores respostas...



                                                                                   

    sexta-feira, 3 de junho de 2011

    Climatério continuação...

     Assim como o dia amanhece e anoitece e traz consigo todas as variações lindas e próprias de cada hora ... A vida tem etapas diversas com seus mistérios característicos de cada etapa conforme colocamos na postagem anterior.




    O Climatério ocorre ENTRE  40 E  59 ANOS e a MENOPAUSA –ocorre em torno dos  48,1 anos (SP) e considera-se menopausa precoce antes dos 40 anos e menopausa tardia após os 50 anos.
    continua...


    quinta-feira, 2 de junho de 2011

    Climatério

    Climatério 1
    Atendendo o pedido de amigas...  vou começar  a abordar esta fase da vida...
    Como vemos é apenas mais um degrau pelo qual temos que passar...
    Não apenas do ponto de vista biológico, podemos dizer que o Climatério está para  a puberdade  assim com a menopausa(ultima menstruação) está para a menarca (primeira menstruação), mas também traçar paralelos com as crises psicológicas e sociais, embora estas com enfoques bem diferentes.
    Enquanto na puberdade os hormônios estão alterados pelo inicio da resposta ovariana ao estímulo central e com isso  estão em ebulição, no climatério estão alterados pelo fim da resposta ovariana , como eu costumo dizer ... os ovários também querem se aposentar...e assim os hormônios nesta fase  encontram-se  em produção desordenada.
    segue...