quarta-feira, 25 de junho de 2014

Prótese de Silicone em mama???? Herói ou vilão????

Algumas pacientes levantaram  questões sobre a prótese de silicone:
        ·        Aumenta a incidência de Câncer de mama ?
        ·        Dificulta o diagnóstico?
imagem do site : http://www.radioinmama.com.br/posicionamentomama.html 


Então vamos lá: não há evidência científica de que exista associação causal entre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento subseqüente de câncer de mama. Podemos dizer que o risco de câncer de mama não aumenta com os implantes em caso de ruptura.

Quanto a dificuldade de diagnóstico podemos dizer que pode interferir no exame de palpação dependendo do volume e da localização do implante que deve ser colocado ou submuscular ou atrás da glândula, pois assim não impede a palpação.

O rastreamento deve ser feito por mamografia e ultrassonografia, independente da mulher possuir  implantes ou não, a partir dos 40 anos na população em geral, tendo uma mamografia de base aos 35 e se houverem mais casos familiares,  essa idade pode ser antecipada. Em casos de muita densidade que houver dúvida pode ser lançada mão da Ressonância magnética. No caso de implantes os radiologistas utilizam uma manobra que traciona  a mama para expor apenas o tecido mamário ao raio X
Assim embora maio do ano passado tenha havido uma polêmica sobre o fato em uma publicação do jornal BMJ (British Medical Journal) considerando que as próteses dificultam o rastreamento, isso não ficou comprovado cientificamente.

Considerando que o Câncer de mama é o segundo mais freqüente no mundo devemos lembrar sempre que independente de ter implante ou não deve fazer parte da rotina de todas mulheres o rastreamento anual seja com a mamografia ou com esta associada a ultrassonografia. Então não esqueça de fazer sua revisão ginecológica anual!!!!!


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Você já fez seu exame anual?

Lembre-se sempre que prevenir é o melhor remédio, muitas vezes um simples exame de sangue pode lhe indicar a necessidade de melhorar sua qualidade de vida, seja pela alimentação, seja pelas atividades físicas. Muitas doenças são detectadas com um simples exame de sangue assim procure seu médico para fazê-los anualmente.
Os exames anuais variam de acordo com a faixa etária e com o histórico de cada paciente. Assim temos :
      ·        Glicemia, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada para avaliar diabete,
·        Perfil lipídico (colesterol e frações e triglicerídeos),
·        Hemograma completo,
·        Urina,  creatinina e uréia para avaliar a doenças renais,
·        Gama GT, Transaminases (GOT e GPT) que avaliam as doenças do fígado,
·        Acido úrico,  
·        Proteína C Reativa (PCR)- detecta infecções e serve para pesquisar Artrite reumatóide, Lupus
·        Citopatológico (Papanicolau)
·        Ultrassom abdominal total
·        Ultrassom trans vaginal ou de vias urinárias e prostata
·        Raio X de tórax
·        Mamografia e Ultrassonografia de mama
·        Densitometria óssea
·        TSH
·        Colonoscopia (principalmente quando houverem casos na família de Ca de intestino)
·        Sangue oculto nas fezes
Não podemos esquecer que as DSTs estão aí, bastante frequentes
      ·        HIV
·        VDRL
·        Hepatite B
·        Hepatite C lembrando que existem muitos casos totalmente silenciosos.
Podemos também acrescentar os marcadores tumorais, entre os mais importantes temos :
      ·        CA 125 para as mulheres 
·        PSA (antígeno prostático específico) para os homens
È claro que os exames vão depender de alguns fatores a serem determinados pela história clínica, a começar pelo sexo, idade, condições físicas, sintomas,  história familiar etc..

Assim procure seu médico para fazer sua rotina

domingo, 1 de junho de 2014

Hoje 1º de junho dia da imprensa e ...

                Hoje 1º de junho é dia da imprensa,  mas é também, em muitos países, comemorado o dia Mundial da Criança, desde 1950 foi proposto o dia 1º de junho para o ser (embora no Brasil seja o dia 12 de outubro) aproveitemos então a data para refletir sobre os direitos das crianças que continuam passando fome e dificuldades de todo os tipo.

           É responsabilidade dos adultos e fundamentalmente dos pais, que busquem respeitar e satisfazer as necessidades básicas das crianças. 
          Quando falamos em Planejamento familiar pensamos que planejar implica em querer e evitar quando não desejado. Deve ser pensado: quantos filhos quero? quando quero ter filhos? com que intervalo quero? e fundamentalmente posso criá-los? tenho condições financeiras e maturidade para tal? se todo mundo pensasse antes de fazer os filhos, não teríamos crianças passando fome e sofrendo violências domésticas. Teríamos crianças recebendo mais amor e carinho de suas famílias e em consequências jovens mais resolvidos e o ciclo vicioso seria menos violento. 
          Só adultos mais responsáveis resolverão esta situação no futuro, esqueçamos um pouco de nossas satisfações, pensemos um pouco no outro, principalmente quando o outro é nosso filho!!! ou uma criança!!!!  e quando falo em satisfazer as necessidades não estou falando nesta sociedade de consumo que cada vez mais clama aos gastos desnecessários, estou falando no amor, na criatividade daquele brinquedo com uma bola de meia enfim na atenção que todo adulto pode dar a criança que está perto de você .  
                            Pensem nisso!!!!!