sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Disfunção sexual uma visão de fisioterapeuta

Disfunções sexuais

Recebi a visita de duas fisioterapeutas, Camila da Silva Silveira e Tuany Oliveira Silveira que estão trabalhando  com fisioterapia pélvica e são especializadas nesta área pela  Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica. Então pensei, que seria bom se minhas amigas leitoras deste blog tivessem informação a respeito, assim  solicitei que escrevessem algumas informações para as leitoras de meu Blog.

Você sabia que grande parte das mulheres sofre de algum problema relacionado com a relação sexual e que a maioria destas desconhece os tipos de tratamento.
Abaixo estão listadas algumas destas disfunções:
  • Dispareunia (dor durante a relação);
  • Diminuição das sensações vaginais;
  • Dificuldade em atingir orgasmo.

Existem várias causas para as disfunções sexuais, dentre elas estão: fraqueza da musculatura do assoalho pélvico e congestão vaginal (diminuição do fluxo sanguíneo).
A fisioterapia exerce um papel importante nos distúrbios sexuais femininos, principalmente relacionadas à dispareunia (dor na relação sexual) e no desempenho sexual. Muitas destas desordens interferem na musculatura do assoalho pélvico.
Além do mais, os tratamentos para as disfunções sexuais necessitam de uma equipe interdisciplinar, ou seja, sexólogos, ginecologistas, psiquiatras, psicólogos, urologistas, endocrinologistas entre outros são imprescindíveis para um bom resultado. O tratamento na área da fisioterapia consiste basicamente em conscientização corporal, reeducação da musculatura do assoalho pélvico através de algumas técnicas como:
  • Biofeedback;
  • Cones Vaginais;
  • Eletroestimulação;
  • Conscientização corporal;
  • Técnicas comportamentais;
  • Treinamento funcional do assoalho pélvico.

Essas técnicas podem não só resolver suas disfunções sexuais com também melhorar seu desempenho sexual, pois as técnicas aumentam a vascularização, normalizam o tônus vascular, melhoram a propriocepção da musculatura do soalho pélvico.
Os exercícios são indicados principalmente para quem deseja aumentar o desejo sexual, a excitação e atingir o orgasmo, já que os exercícios fortalecem os músculos que participam da atividade sexual.
Informe-se sobre a Fisioterapia Pélvica com seu médico ou com seu fisioterapeuta.