quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Continuando a falar de unhas

Unhas bem-cuidadas chamam a atenção das pessoas, e o ato de cuidado com elas já levanta nosso astral. Podemos observar que as unhas são assunto em muitas rodas femininas.
Também as unhas dependem do que você come. Por isso é importante cuidar da alimentação procurando que ela seja saudável e balanceada, isso inclui conter aminoácidos, vitaminas e sais minerais, que favorecerão as unhas crescerem fortes. Por outro lado, as unhas refletem nosso bem-estar, assim se elas estiverem com algum problema procure a causa.
Como já escrevemos no post anterior as unhas também precisam respirar, assim não esqueça de deixar algum dia sem esmalte pois o excesso de esmalte pode fazer com que elas comecem a descascar pela desidratação da lâmina da unha que causa a separação de suas camadas. Então ao tirar o esmalte aproveite para caprichar na hidratação das mãos e unhas com creme de mãos ou óleo mineral ou óleo de amêndoas doces.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Diversificando um pouco - Unhas


Acabei de chegar do salão e estava comentando com minha manicure sobre os cuidados de não tirar as cutículas. A cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos. Não deve ser retirada, você deve hidratar e empurrar a cutícula, podemos aproveitar o momento do  pós -banho  quando ela está hidratada e mole para fazer isso.
Se você procurar na internet vai encontrar diferentes links que falam das unhas e cutículas com diferentes pontos de vista, respeitando cada um acredito, que se as cutículas existem e funcionam como uma barreira contra infecção devemos deixá-las quietas,  a agressão sucessiva de cortá-las só estimula seu crescimento. Mas se você quiser continuar a retirá-las, pelo menos use seu alicate para diminuir o risco de infecção!!!
Quanto as unhas conserve-as sempre bem cortadas e hidratadas e se possível alguns dias sem esmalte...
Pesquisando encontrei algumas dicas de como fazer o esmalte durar mais: limpar bem a unha sem deixar resíduos anteriores de esmalte ou do creme hidratante, lixar bem a unha, não esquecer uma boa base, que, alem de proteger as unhas, ajudam na fixação do esmalte e, ao final, é indicado usar o extra-brilho que acelera a secagem  e dão uma maior durabilidade (dizem).
Em tempo: devemos lembrar, que algumas pessoas tem alergia aos componentes dos esmaltes (formaldeído, dibutilftalato e tolueno), a qual pode se manifestar em outros locais como face e pele em geral, nestes casos é bom procurar esmaltes hipoalergênicos, sem estas substâncias.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Verão

Divagando
Tenho pensado que o verão nos afasta do computador.. mas acho isso saudável. Pior é ficar direto sentada na frente de uma máquina e não curtir o sol, a praia e a convivência dos amigos...
Na verdade acredito como médica, e como uma senhora idosa (hahaha) que realmente não é adequado ficar todos os dias em frente ao monitor.
Será que estou procurando desculpas por não estar escrevendo mais para vocês... também ... não estou recebendo sugestões...
é isso aí... fui...

domingo, 6 de janeiro de 2013

DIA DOS REIS


O Dia de Reis é uma data especial celebrada pela tradição cristã, e significa o dia em que Jesus Cristo, recem nascido, recebe a visita dos três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar foram até onde Jesus nasceu para lhe levar presentes, no dia 6 de janeiro, por isso em muitos lugares seria o dia de presentear. Esta data marca o encerramento da celebração do Natal, quando se retira todos os enfeites natalinos e se desarma o presépio.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, existem algumas tradições para essa data, como deixar sapatos na janela com capim dentro,  e no dia seguinte as crianças encontrariam doces no lugar do capim, simbolizando os presentes que os reis levaram para Jesus.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.
FELIZ DIA DOS REIS!!!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Diabetes


O que é o diabetes? É uma doença metabólica que cursa com o aumento dos níveis de glicemia (hiperglicemia) seja por falha na produção de insulina ou por falta de resposta a este hormônio pelas células, assim o diabetes é conhecido como tipo 1 no primeiro caso ou tipo 2 no segundo. Os sintomas mais fáceis de perceber  são:  muita sede, muita fome e urina frequente e volumosa. Existe também o diabete gestacional em que a hiperglicemia surge na gravidez  e pode significar uma tendência futura.
Que as alterações dos níveis de  glicemia devem ser investigadas como prevenção do diabete é de conhecimento de todos, mas atualmente as tendências atuais são de pesquisar a hemoglobina glicosilada (HbA1c) como forma de diagnosticar o pré-diabetes. Níveis de HBA1c igual ou superior a 6,5 fala a favor de diabetes e valores entre 5,7 e 6,4 indica pré-diabete podendo assim facilitar o tratamento ou prevenção do diabetes e suas complicações.


 Os problemas do diabetes são as complicações decorrentes da enfermidade que atingem vários aparelhos como o circulatório (lesões dos vasos ) favorecendo os problemas Cardiovasculares, os Acidentes Vasculares Cerebrais e o problemas circulatórios periféricos (úlceras de pés) . Como atinge a circulação inclusive aos capilares que são aqueles vasinhos micro, pequeninhos  pode ocasionar hemorragias em fundo de olho que chamamos de retinopatia diabética o que leva a cegueira. O aparelho renal também pode ser lesado – Nefropatia diabética ou podendo levar a doença crônica renal com necessidade de diálise.
Como nosso objetivo é de apenas alertar e não de escrever um artigo de diabetes vamos terminando por aqui sugerindo que ao consultar seu médico solicite que ele inclua o pedido da Hemoglobina glicosilada que é melhor para a percepção do pré-diabete e se este for diagnosticado podemos adotar mudanças de hábitos de vida e alimentares que vão nos ajudar na prevenção.

links interessantes:
http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/perguntas-e-respostas
http://portal.saude.gov.br/PORTAL/SAUDE/AREA.CFM?ID_AREA=1739
http://en.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus