quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Ontem 26 de setembro foi o DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ... parece mentira, que nos dias atuais em que o conhecimento está ao alcance de todos ainda existam estes valores alarmantes de gravidezes na adolescência. Em um post anterior falamos sobre o pensamento mágico  que acreditamos ser o grande vilão ... pois creio que se o ser humano não se achasse tão seguro, não pensasse que com ele nada aconteceria, sem dúvida usaria de formas preventivas tanto para a anticoncepção como para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) como também não dirigiria seus veículos alcoolizado, ou em alta velocidade...
Enfim é o pensamento mágico de que somos os tais que faz com que tenhamos atitudes que colocam em risco o nosso bem estar e das demais pessoas ...
Mas deixando de filosofia... acho que devemos abordar um pouco da teoria.
Existe vários métodos contraceptivos de vários tipos e de vários mecanismos de ação, mas simplificando podemos nos limitar a dois que são nesta faixa etária mais indicados: Anticonceptivo hormonal (pílula, anel vaginal , adesivo, implante ou injetável) e Preservativo(camisinha) que pode ser o masculino ou o feminino.  Eu diria que o melhor mesmo é a associação dos dois métodos pois com isso a prevenção seria maior pois incluiria também a prevenção das DSTs.
Algumas coisas que as vezes não falamos...

  1. procure usar pílula sempre no mesmo horário, criando uma rotina para evitar os esquecimentos,
  2. se tomar antibiótico associe o preservativo, pois as vezes a associação com o antibiótico pode  diminuir o efeito
  3. se esquecer de tomar a pílula no horário habitual, tome-a assim que lembrar e se chegar as 24h associe o preservativo.
  4. ... na verdade o mais tranquilo é usar sempre os dois métodos associados pois assim você fica seguro em todos os sentidos.
Bem pessoal se acharem interessante falamos mais dos métodos todos...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

É a globalização...


Meu blog atingiu mais de 10000 acessos e grande parte em outros países, veja as proporções

Brasil -            6743
Estados Unidos -   3034
Portugal -          696
Alemanha -          33
Angola -            27
México -            25
Argentina-          21
Espanha -           20
Itália -            18
França -            17
e eu que pensei que estava escrevendo para as minhas pacientes...