domingo, 22 de maio de 2011

Degraus da Vida

Vida
A vida é como uma escada com vários degraus que devemos transpor inevitavelmente ao longo dos anos, degraus estes com as dificuldades próprias e inerentes a cada faixa etária. A cada etapa subimos um degrau como colocamos adiante:
  • Ao nascer começamos a nossa escalada, temos nossa primeira dificuldade a enfrentar... deixamos o aconchego do útero materno e após uma saída atribulada chegamos a esta vida e temos que respirar sozinhos e a cada 2 a 3 horas avisar que estamos com fome...  somos  BEBÊS
  • Então passamos a galgar os próximos degraus aprender a engatinhar, caminhar, a comunicar nossas necessidades e depois falar.
  • Chegamos então a fase das separações... temos que deixar nossa casa e ir para a creche e depois para a escola... começamos a socializar. - INFÂNCIA
  • 5-7 anos -  começamos a ALFABETIZAÇÃO, seguem-se os anos escolares, as primeiras responsabilidades: tarefas, estudos, provas e resultados e o inicio das amizades com os coleguinhas.
  • Passam-se os anos e chegamos a PUBERDADE modificações no nosso corpo, não nos reconhecemos... somos crianças ou adultos???
  • Aí começamos a descobrir o outro – NAMORO  - SEXO
  • 16-21 anos -  VESTIBULAR  ou ENEM – responsabilidades com nosso futuro o que fazer????
  • 25 a 28 anos – inicio profissional e mais uma crise... cadê aquele tão sonhado EMPREGO em que íamos ganhar mundos e fundos????
  • 25 a 35 anos – está na hora de pensarmos em preservarmos a espécie e formalizar a união – CASAMENTO que com boa vontade e compreensão poderá durar ...
  • 40 a 55 anos – CLIMATÉRIO feminino ou masculino – período de incertezas dúvidas e altos e baixos por modificações psicológicas, sociais e físicas. (abordaremos posteriormente)
  • 60 a ... – Ironicamente chamado de “Melhor Idade” só pode ser ironia...  é a idade das dores e das dificuldades que podem ser amenizados por mudança de hábitos, prefiro referir com a idade da experiência, aprendemos a lidar com nossos problemas...
Pensamos em abordar alguns destes degraus e atendendo a diversas solicitações na próxima postagem divagaremos sobre o climatério feminino, até lá...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PENSAMENTO MÁGICO

PENSAMENTO MÁGICO
Por que as meninas engravidam????
Sem dúvida, o pensamento mágico nos acompanha em todas as faixas etárias... comigo não vai acontecer... em diferentes situações desenvolvemos este mecanismo, mas com isto esquecemos de usar a razão em várias circunstâncias da vida... o dinheiro que acreditamos infindável, o saldo do cartão de crédito que achamos que podemos pagar, a doença que achamos que não será nossa e finalmente aquela relação sem proteção que acreditamos que ... uma vezinha só...  não vai dar em nada. É o pensamento que existe quando se tem uma relação sem proteção com preservativo e que pode resultar em uma gravidez ou  ...  o que é pior em uma doença sexualmente transmissível (DST).
O que quero mostrar com isso é que ninguém está livre (QUALQUER IDADE), mas se pudermos tornar isso consciente a todos seres humanos muita dor de cabeça poderá ser evitada.
Assim uma relação sexual sem proteção pode sim, se for no período fértil, culminar com uma gravidez não desejada, ou como dissemos acima em uma DST.

NÃO ESQUEÇA USE SEMPRE PRESERVATIVO, PARA NÃO ENGRAVIDAR SEM DESEJAR E PARA NÃO PEGAR UMA DST!!!!
E USE SEMPRE A RAZÃO PARA TOMAR SUAS DECISÕES...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

FELIZ DIA DA(O) ENFERMEIRA(O)

Neste dia 12 de maio se comemora o Dia do Enfermeiro. Esses profissionais que fazem de seu dia-dia um exercício constante de dedicação aos enfermos e necessitados.
A profissão de enfermeiro é antiga e define aos que cuidavam, nutriam, protegiam e dedicavam-se aos enfermos, idosos e deficientes. O dia 12 foi escolhido em função do nascimento de Florence Nightingale, fundadora da Primeira Escola de Enfermagem, no Hospital Saint Thomas, em 1859, e que passou a servir de modelo para as demais escolas que vieram depois. 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Falando de tudo um pouco - Finanças pessoais

FINANÇAS PESSOAIS!!!!
           

Perdoem-me os que estavam esperando uma postagem de Ginecologia, mas hoje pensei em falar de DINHEIRO. É muito importante acostumarmos com o dinheiro, a noção de valor, de economia, de gasto desnecessário ... Assim hoje vou dedicar umas linhas a este tema.
Se você é criança, adolescente ou mesmo adulto e ganha mesada, ou se é profissional e ganha salário de qualquer forma acostume a NÃO gastar tudo que ganha, se guardar 10% do valor total terá uma reserva para um momento que precisar, as vezes, isso é difícil, mas lembrem-se se não der neste mês tente no seguinte. Faça um planejamento de suas finanças, separando em entradas(créditos) e saídas(débitos) e estas separe em despesas  fixas e variáveis pois assim poderá visualizar o que não é tão necessário, lembrando que o débito não deve ultrapassar o crédito, pois se tiver que lançar mão de outras fontes, como empréstimos somar-se-ão os juros e cada vez o buraco ficará maior. Um bom costume no inicio, para auxiliar a visualização, é anotar todos os gastos por menor que sejam, será mais fácil para escolher o que cortar e reconhecer os realmente necessários.
Compras- não as faça em um impulso, não vá ao comércio quando estiver ansioso ou deprimido pois nestes momento tendemos a gastar mais para compensar. Quando for comprar algo pense: preciso? para que? porque? devo? para quando? é o momento certo? não é mais uma porcaria que depois vai ficar sobrando em meu armário? ocupando espaço? Muitas vezes é melhor amadurecer uma idéia e comprar algo que realmente precisamos e é importante, mesmo que para isso tenhamos que economizar mais tempo.
Lembrem-se que crediário é dinheiro gasto, mesmo que seja em 10 vezes e de valor pequeno mas passará a ser mais um custo fixo mensal para os próximos meses. Como ninguém é de ferro, escolha uma data do ano para comprar algo e se dar de presente (por ex: aniversário) aí sim pode ser totalmente inútil.
Pais - não entrem nesta de dar dinheiro aos seus filhos a toda hora ( ex: pai me dá dinheiro para comprar uma revista? uma calça, um brinquedo, um cinema, um lanche, uma merenda etc.) isto representará uma conta enorme e não o ensinará a planejar, calcule dentro de suas posses o que pode dar e o que é adequado a idade e converse com ele sobre isso. Assim quando ele quiser algo ele terá que se organizar e juntar o dinheiro necessário para comprar o item desejado. É claro que existem itens essenciais que cabem aos pais prover, mas aqueles supérfluos... deixe para ele avaliar e se organizar...
Não sou economista, mas como diz o ditado de economista e de louco todo mundo tem um pouco... espera aí ou era de médico e de louco todo mundo tem um pouco??? mas como sou médica resolvi mudar o ditado... abraços